Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22489
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Faria, Maria Lucia Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Luiza Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T22:59:14Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22489 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e (in)delimitações da linguagem em A paixão segundo G.H. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5273605528369234 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe a análise das possibilidades e das (in)delimitações da linguagem que são encontradas na escrita e na leitura de A paixão segundo G.H., romance de Clarice Lispector. Na primeira narrativa clariciana escrita em primeira pessoa, a personagem G.H., enquanto tenta se expressar, assume a insuficiência da linguagem e inicia uma luta paradoxal entre palavra e silêncio, que se desdobra em uma série de paradoxos que permeia toda a narrativa. A partir de um acontecimento corriqueiro, a G.H. percorre uma trajetória repleta de perdas e ganhos que, por fim, se consuma na perda de suas delimitações e do próprio eu. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LGRogrigues.pdf | 176.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.