Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22490
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Ana Crelia Penha | - |
dc.contributor.author | Melo, Debora Santos Ximenes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T23:36:18Z | - |
dc.date.available | 2024-02-21T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22490 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.title | O impacto do CAp Literário 2022: a formação de leitores no 2º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7365182265351363 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Cristiane Madanêlo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2657165836592412 | pt_BR |
dc.description.resumo | O CAp Literário é um projeto e evento artístico-literário sediado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ, sede Lagoa) desde 2014, envolvendo estudantes da Educação Básica e licenciatura, familiares, funcionários, professores e visitantes. O projeto surgiu de um anseio do setor de Língua Portuguesa do CAp UFRJ em proporcionar um dia imersivo nas artes e na literatura, apresentando os trabalhos pedagógicos desenvolvidos entre docentes e discentes do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, com o apoio dos licenciandos. Sendo realizado anualmente, cada edição do CAp Literário é norteada por um tema, o qual direcionará os projetos desenvolvidos e apresentados para a comunidade escolar no dia do evento. Em 2022, a temática para a nona edição foi “Há-braços", a qual remetia aos abraços que pudemos voltar a dar pós-pandemia, como também ao poder do coletivo na construção do evento artístico-literário. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos do CAp Literário nos estudantes no que diz respeito à formação de leitores literários. Para tal, serão analisados os dados coletados (quantitativos e qualitativos) via questionários elaborados pela comissão organizadora do evento. Escolhemos analisar as respostas dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio pela diversidade que se encontrou no que diz respeito ao contato com o projeto-evento (presencial e/ou remoto), já que uma parcela do alunado participou desde o Ensino Fundamental II (presencial), e outra somente no Ensino Médio (remoto). Observamos a repercussão do projeto prolongado realizado pelas docentes do 2º EM nos capianos, demonstrando que estes foram atravessados pelas leituras literárias e tiveram sua imaginação e criatividade artístico-literárias estimuladas. Dessa maneira, projetos como o CAp Literário são de extrema importância para a formação de leitores literários e na criação de uma cultura literária para além do chão escolar, reforçando o papel da escola na democratização da literatura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DSXMelo.pdf | 957.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.