Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Camila Rizzini-
dc.contributor.authorYoung, Carlos Eduardo Frickmann-
dc.contributor.authorSant'Anna, André Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-02-26T23:46:54Z-
dc.date.available2024-02-28T03:00:22Z-
dc.date.issued2023-11-
dc.identifier.citationFREITAS, Camila Rizzini; YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; SANT'ANNA, André Albuquerque. Orçamento público e gestão de desastres climáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA, 15., 2023, Santarém. Anais [...] . Santarém: Ecoeco, 2023.pt_BR
dc.identifier.isbn9786599385193pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22522-
dc.description.abstractIn order to identify the budget resources earmarked for disaster response actions, the budget databases of the Integrated Planning and Budget System - SIOP, maintained and developed by the Federal Budget Secretariat, were used. In order to identify disaster budget actions, the four government programs associated with the topic were selected. The period of analysis includes the creation of the programs, which covers the period from 2004 to 2022. The timeline of a climate disaster covers three moments: before, during and after the disaster. Public policies for dealing with disasters act in these three stages, both in disaster risk management and in disaster management. For this reason, the budget actions of the four programs were categorized into prevention/mitigation actions, preparedness actions and response and recovery actions. The categorization was based on the typologies of disaster management actions in the PNPDEC (Law No. 12.608/2012) and the international conceptual framework, which is based on the Sendai Framework. When analyzing the evolution of resources earmarked for the federal government's disaster management programs, it can be seen that federal spending on response/recovery actions makes up the bulk of spending on disaster management. In addition, the low budget execution of the programs stands out. While the prevention/mitigation and preparedness actions show less than 30% budget execution, the liquidated values of the response and recovery category are four times higher than the initial appropriation values.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Economia Ecológicapt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectOrçamento públicopt_BR
dc.subjectPolítica ambientalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectClimate changeen
dc.subjectPublic budgeten
dc.subjectEnvironmental policyen
dc.subjectBrazilen
dc.titleOrçamento público e gestão de desastres climáticospt_BR
dc.title.alternativePublic budget and climate disaster managementen
dc.typeResumo publicado em eventopt_BR
dc.description.resumoPara identificar os recursos orçamentários destinados às ações de combate à desastres foi utilizada as bases de dados orçamentários do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP, mantido e desenvolvido pela Secretaria de Orçamento Federal. Para identificar as ações orçamentárias de desastres, foram selecionados os quatro programas finalísticos de governo associados ao tema. O período de análise compreende a criação dos programas, que abrange o período de 2004 a 2022. A linha do tempo de um desastre climático abrange três momentos: antes, durante e pós-desastre. As políticas públicas de enfrentamento de desastres atuam nestas três etapas, tanto na gestão do risco de desastres, quanto no gerenciamento de desastres. Por este motivo, as ações orçamentárias dos quatro programas foram categorizadas entre ações de prevenção/mitigação, ações de preparação e ações de resposta e recuperação. A categorização foi baseada nas tipologias de ações de gestão de desastres da PNPDEC (Lei nº 12.608/2012) e do marco conceitual internacional, que tem como referência o Marco de Sendai. Ao analisar a evolução dos recursos destinados à programas de gestão de desastres do governo federal, verifica-se que os gastos da União para ações de resposta/recuperação compõem a maior parte dos gastos com gestão de desastres. Além disso, destaca-se a baixa execução orçamentária dos programas. Enquanto as ações de prevenção/mitigação e preparação apresentam menos de 30% de execução do orçamento, os valores liquidados da categoria de resposta e recuperação são quatro vezes maiores do que os valores de dotação inicial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsECOECOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL::FINANCAS PUBLICAS INTERNASpt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 Freitas et al EcoEco Orçamento climático Resumo.pdf333.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.