Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22529
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Protocolo computacional para a previsão do potencial de redução do complexo hexaaquaferro(III) visando potencial aplicação anticâncer
Author(s)/Inventor(s): Cavalcante, Rayane Melo
Advisor: Paschoal, Diego Fernando da Silva
Abstract: O câncer é um dos principais problemas de saúde pública mundial. Dentre as formas de tratamento do câncer, destaca-se a quimioterapia com complexos de platina, porém diversos efeitos adversos são observados. Assim, existe uma busca por novos metalofármacos com potencial anticâncer, onde na busca pela diminuição da toxidade surgiu um grande interesse pelos complexos de ferro. Os complexos de ferro atuam, no geral, como pró-fármacos, tendo as reações redox como biotransformação principal. Logo, é de grande importância o estudo redox destes complexos. No presente estudo, foi desenvolvido um protocolo computacional para a previsão do potencial padrão de redução (ε 0) do sistema [Fe(OH 2) 6 ] +3/+2. Assim, uma avaliação do papel do funcional DFT (32 distintos funcionais), função de base do ferro (34 distintas funções de base), efeitos do solvente (fase gasosa, C-PCM e SMD) e efeitos relativísticos (DKH2) foi realizada. Os resultados mostraram que os efeitos do solvente são de grande importância, com a aproximação SMD apresentando a melhor descrição do ε 0. Além disso, a mudança do funcional DFT gerou uma variação de até 817 mV no ε 0, com o funcional BLYP sendo selecionado. A função de base do ferro e, principalmente, a inclusão dos efeitos relativísticos foram de fundamental importância para uma descrição precisa do ε 0. Por fim, o protocolo Split-RI-J-BLYP-DKH2/jorge-TZP-DKH/DKH-def2-SVP/AutoAux//SMD, que apresentou um desvio absoluto de apenas 31 mV na previsão do ε 0, se apresentou como uma excelente alternativa para o estudo computacional redox de complexos de ferro.
Keywords: Câncer
Complexos de ferro
Potencial redox
Química computacional
Função de base
Cancer
Iron complexes
Redox potential
Computational chemistry
Basis set
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA
Production unit: Instituto Multidisciplinar de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Feb-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Embargado
Citation: CAVALCANTE, Rayane Melo. Protocolo computacional para a previsão do potencial de redução do complexo hexaaquaferro(III) visando potencial aplicação anticâncer. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química) - Instituto Multidisciplinar de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMCavalcante.pdf768.64 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.