Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22531
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A assistência de enfermagem no pré-natal, parto e pós-parto da mulher indígena no estado do Amazonas e a transculturalidade do cuidado: um relato de experiência
Author(s)/Inventor(s): Carvalho, Karen Vasconcelos de
Advisor: Taets, Gunnar Glauco de Cunto Carelli
Abstract: Introdução: No Brasil a assistência de saúde à mulher mesmo contemplada de normas e protocolos ainda há indícios de defasagem no respeito às escolhas e direitos das mulheres. Quando relacionado às mulheres indígenas, mesmo com a existência da Política Nacional de Atenção Básica à Saúde dos Povos Indígenas observamos a falta da ampliação no olhar da valorização da sua cultura principalmente relacionado à saúde. O objetivo deste estudo é relatar a experiência vivenciada pela estudante de graduação em enfermagem do quinto ano no Estado do Amazonas durante os meses de janeiro e fevereiro de 2023. Metodologia: trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva. Resultados: A vivência ocorreu durante as consultas a mulheres indígenas atendidas na maloca do bairro Parque das Tribos em Manaus/AM acompanhada pela enfermeira local, que funciona como ponto de atendimento primário. A partir da experiência observou-se que o cuidado transcultural é presente apenas em pontos referenciados e centralizados para atendimento de indígenas, além desses não há cuidado com a cultura dos povos originários. Conclusão: percebe-se a necessidade de uma enfermagem mais atenta em relação a transculturalidade em todos os níveis de atenção tornando-se um cuidado descentralizado e de fácil acesso em todos os serviços de saúde aos povos indígenas, para isso, a temática de cuidado transcultural poderia ter maior inserção na graduação para a formação de novos profissionais de enfermagem.
Keywords: Cuidados de enfermagem
Saúde da mulher
Povos indígenas
Transculturação
Nursing care
Women's health
Indigenous peoples
Cultural diffusion
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CARVALHO, Karen Vasconcelos de. A assistência de enfermagem no pré-natal, parto e pós-parto da mulher indígena no Estado do Amazonas e a transculturalidade do cuidado: um relato de experiência. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KVCaervalho-min.pdf114.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.