Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22556
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Iniquidades no acesso à água potável de qualidade no Brasil: uma revisão integrativa dos determinantes socioambientais da saúde
Author(s)/Inventor(s): Costa, Rafaelle Mendes da
Advisor: Carvalho, Márcia Aparecida Ribeiro de
Abstract: É amplamente reconhecido que as condições da infraestrutura sanitária estão intrinsecamente ligadas ao estado de saúde de indivíduos e comunidades, especialmente destacando-se os grupos mais vulneráveis. Apesar da clara abundância de recursos hídricos no país e das melhorias nos indicadores de atendimento pelos serviços de saneamento, a universalização desses serviços ainda não foi alcançada no Brasil. O objetivo deste trabalho é abordar a questão do acesso ao abastecimento de água para consumo humano com qualidade por populações consideradas vulneráveis. Para isso, foi realizado levantamento bibliográfico nas bases de dados SciELO, LILACS e BVS. Além disso, as referências bibliográficas dos artigos identificados por meio das fontes mencionadas foram também verificadas. A distribuição desigual dos serviços básicos de água e saneamento revela uma realidade na qual certos grupos enfrentam maiores obstáculos para desfrutar de um direito fundamental, impactando diretamente a qualidade de vida e a saúde dessas populações. A mera expansão da rede ou a conquista de uma determinada percentagem de cobertura não representa de forma integral a universalização do serviço, tampouco reflete a verdadeira qualidade do mesmo. Torna-se essencial incorporar análises de elementos socioeconômicos e culturais das comunidades atendidas, considerando a diversidade de contextos. Além disso, a avaliação da qualidade dos serviços oferecidos é muito importante para assegurar que a água potável seja não apenas acessível, mas também confiável e adequada às necessidades locais.
Keywords: Água para consumo humano
Determinantes sociais da saúde
Saneamento básico
Justiça ambiental
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Feb-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Rafaelle Mendes da. Iniquidades no acesso à água potável de qualidade no Brasil: uma revisão integrativa dos determinantes socioambientais da saúde. 2024. 46 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMCosta.pdf229.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.