Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2255
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Mônica Pereira dos | - |
dc.contributor.author | Almeida, Maicon Salvino Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T17:42:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-03 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Maicon Salvino Nunes de. Educação para refugiados congoleses em Duque de Caxias/RJ: a (in)devida inclusão de crianças e adolescentes. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2255 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Refugiados | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação para refugiados congolenses em Duque de Caxias (RJ): a (in)devida inclusão de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8795823734042859 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, José Jairo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7504208613924588 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ivenicki, Ana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7321869768889062 | pt_BR |
dc.description.resumo | Através de levantamento bibliográfico em 7 plataformas de pesquisa acadêmica, sendo elas Scielo, Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFF, Banco de Teses e Dissertações da UFRJ e Portal de Periódicos do CAPES/MEC, constatou-se a significativamente baixa quantidade de material acadêmico sobre o assunto educação para refugiados. Esta pesquisa tem por objetivo realizar um primeiro mapeamento da educação para refugiados no Estado do Rio de Janeiro, analisando o caso das crianças e adolescentes refugiados congoleses no município de Duque de Caxias, onde reside uma grande concentração de estudantes refugiados por escola no Estado do Rio de Janeiro. A técnica de análise de dados desta de pesquisa utilizou a triangulação com levantamento bibliográfico, entrevistas na instituição que oficialmente recebe e acolhe os refugiados no Estado do Rio de Janeiro, a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro com a Pedagoga, com a Psicóloga e com a interprete oficial das mães refugiadas congolesas e análise de três documentos que regem a educação, dois em âmbito nacional e um em âmbito municipal, com o objetivo de compreender os direitos dos estudantes refugiados, sendo eles: a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2014 no âmbito nacional e no âmbito municipal, o Plano Municipal de Educação de Duque de Caxias de 2015. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MSNAlmeida.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.