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dc.contributor.advisorSantos, Mônica Pereira dos-
dc.contributor.authorAlmeida, Maicon Salvino Nunes de-
dc.date.accessioned2017-06-14T17:42:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:44Z-
dc.date.issued2017-03-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maicon Salvino Nunes de. Educação para refugiados congoleses em Duque de Caxias/RJ: a (in)devida inclusão de crianças e adolescentes. 2017. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2255-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRefugiadospt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEducação para refugiados congolenses em Duque de Caxias (RJ): a (in)devida inclusão de crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8795823734042859pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, José Jairo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7504208613924588pt_BR
dc.contributor.referee2Ivenicki, Ana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7321869768889062pt_BR
dc.description.resumoAtravés de levantamento bibliográfico em 7 plataformas de pesquisa acadêmica, sendo elas Scielo, Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFF, Banco de Teses e Dissertações da UFRJ e Portal de Periódicos do CAPES/MEC, constatou-se a significativamente baixa quantidade de material acadêmico sobre o assunto educação para refugiados. Esta pesquisa tem por objetivo realizar um primeiro mapeamento da educação para refugiados no Estado do Rio de Janeiro, analisando o caso das crianças e adolescentes refugiados congoleses no município de Duque de Caxias, onde reside uma grande concentração de estudantes refugiados por escola no Estado do Rio de Janeiro. A técnica de análise de dados desta de pesquisa utilizou a triangulação com levantamento bibliográfico, entrevistas na instituição que oficialmente recebe e acolhe os refugiados no Estado do Rio de Janeiro, a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro com a Pedagoga, com a Psicóloga e com a interprete oficial das mães refugiadas congolesas e análise de três documentos que regem a educação, dois em âmbito nacional e um em âmbito municipal, com o objetivo de compreender os direitos dos estudantes refugiados, sendo eles: a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2014 no âmbito nacional e no âmbito municipal, o Plano Municipal de Educação de Duque de Caxias de 2015.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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