Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/22560
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pires, Carlos Eduardo de Barros Moreira | - |
dc.contributor.author | Silva, Giulia Mussalam Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T12:51:57Z | - |
dc.date.available | 2024-03-10T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/22560 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Modernismo (Literatura) | pt_BR |
dc.subject | João, 1881-1921 | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | Nas frestas das ruas do Rio: as representações literárias de João do Rio sobre sociedade e religião | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0083119723013570 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maraschin, Gabriel de Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3293496425340675 | pt_BR |
dc.description.resumo | As narrativas, transcendendo sua dimensão poética, possuem a capacidade de manifestar discursos e ideologias, propagando, ao longo do tempo, signos e representações de um determinado período, sejam benéficas, sejam problemáticas. A partir dessa lógica, a presente pesquisa de monografia, apresentada à Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e seu corpo docente, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Letras, analisa as representações literárias da Sociedade e das Religiões do final do século XIX ao início do século XX a partir das obras “As religiões no Rio” (1905) e “A alma encantadora das ruas” (1908) do jornalista e cronista João do Rio. O estudo revisa a herança e o impacto das crônicas e relatos do autor, além de investigar as contradições presentes em seus registros, em vista de destacar os aspectos problemáticos do discurso deixados para a posteridade. Dessa forma, busca-se compreender porque o autor retratou as "culturas da rua", que existiam (e resistiam) nos espaços urbanos em disputa, posicionando-se de maneira ambígua: ora problematizava as desigualdades – igualando os seres humanos que, atravessados por unívoca questão, o desconhecido, apresentavam o mesmo receio; ora discursava a partir de uma perspectiva hierarquizante – opondo “primitivos” e “civilizados”, grupo este no qual se incluía - considerando que havia dois Rios de Janeiro coexistindo: o Rio que almejava ser francês e o Rio do povo excluído pelos muros da colonialidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GMVSilva.pdf | 289.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.