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dc.contributor.authorCoutinho, Afrânio-
dc.date.accessioned2024-03-16T00:48:26Z-
dc.date.available2024-03-17T03:00:21Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Afrânio. Do Barroco. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Tempo Brasileiro, 1994.pt_BR
dc.identifier.isbn857108114Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22573-
dc.description.abstractUnavailable.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Universitária José Bonifáciopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEditora UFRJpt_BR
dc.publisherEdições Tempo Brasileiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectArte barrocapt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.titleDo Barrocopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.resumoQuando a crítica literária brasileira parecia declinar, ou até mesmo submergir no marasmo teórico, debatendo-se inquietantemente entre o impressionismo renitente e um ou outro humanismo de alto alcance, mas em geral desmotivado, irrompe o ciclone Afrânio Coutinho. Afrânio Coutinho trouxe consigo um conjunto de ideias, que logo desestabilizou o acervo temático de que dispúnhamos. A abra literária e o seu possível discernimento crítico estabeleceram, ao que tudo indica, um contrato mais rigoroso. Às vezes até excessivamente exigente. A história literária deixou de ser o produto arriscado da aventura individual, para se inscrever no vigor plural dos empreendimentos coletivos. A trapaça das datas cedeu à identificação de núcleos estilísticos coerentemente articulados. Já não se periodizava como antigamente. Em meio a essa perturbação, foi possível destacar a descoberta do barroco como acontecimento poético plantado no coração da literatura brasileira. As suas revelações sobre o barroco desvendaram territórios desconhecidos. E assim foi, prosseguindo sempre, ele, o combatente do bom combate. A obstinação de Afrânio Coutinho logo se refletiu no ensino de letras, e, à frente da Faculdade de Letras da UFRJ, pôs em funcionamento um dispositivo inovador. Muita água rolou debaixo da ponte. Ele se impôs ao nosso reconhecimento. Por tudo isso, a imagem do ciclone, embora pareça demasiado barroca, ou ilimitada demais, não é, no caso específico, de modo algum ingênua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEditora UFRJpt_BR
dc.publisher.initialsEdUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Linguística, Letras e Artes

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