Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2257
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Kelman, Celeste Azulay | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria de Fátima Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T18:01:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria de Fatima Costa. O desenvolvimento linguístico e educacional de uma menina recém-implantada: um estudo de caso. 2017. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2257 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Implante coclear | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento linguístico | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento linguístico e educacional de uma menina recém-implantada: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1679173694224340 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Branco, Elisângela Ramos de Souza Castelo | - |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa as questões de leitura e escrita de pacientes implantados ou usuários de prótese auditiva. A pesquisa aqui desenvolvida, de cunho qualitativo, teve como objetivo analisar se a cirurgia de implante coclear seguida de terapia fonoaudiológica associada ao atendimento educacional especializado auxilia o letramento e a aprendizagem da língua portuguesa. A pesquisa tem o perfil metodológico de observação participante e pesquisa-ação. Foi realizada a partir de um estudo de caso de uma menina de quatro anos recém-implantada no Hospital Universitário, com o intuito de estudar e retratar se a cirurgia de implante coclear e o adequado acompanhamento pós-cirúrgico auxiliam o letramento e de que forma contribui para o desenvolvimento linguístico de uma menina surda em fase pré-escolar. Após ter sido implantada, a referida menina passou a ter atendimento sistemático de fonoaudiologia. A pesquisa foi efetuada ao longo dos meses: abril, julho, agosto, setembro, outubro e novembro do ano de 2016. Este estudo monográfico iniciou-se a partir da autorização dos responsáveis da criança, da equipe médica e da fonoaudióloga que a atende há mais de um ano. Para embasar o mesmo, foram feitos atendimentos pedagógicos, fonoaudiológico e estimulação precoce com o objetivo de avaliar os processos de aquisição de conhecimento nessa menina, ainda relativamente nova. O estudo buscou avaliar se a menina pode se desenvolver mais rapidamente, com os apoios sistemáticos de fonoaudiologia e do atendimento educacional especializado,comprovando a importância da plasticidade neuronal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MFCSilva.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.