Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2259
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias da escola frente ao mal-estar: a medicalização a partir de um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Ferraz, Iris Ramos Lacava
Orientador: Carneiro, Cristiana
Resumo: Partindo da premissa de que existe um mal-estar na escola frente aos alunos que não correspondem a um certo ideal de aluno, proponho-me a investigar, essencialmente dois pontos: 1) o mal-estar no discurso da escola, 2) as estratégias da escola para lidar com esse mal-estar. Este trabalho visa, portanto, uma investigação de como os discursos e posicionamentos da escola denunciam o mal-estar que os atores da instituição escolar vivenciam na sua relação com “alunos-problema”. Trata-se de uma análise documental, onde tomo como dados os resultados de uma pesquisa na área de Psicanálise e Educação, tais como: relatórios de observação dos pesquisadores, relatórios escolares e transcrições de falas de conversas com profissionais escolares que lidam diretamente com o aluno em questão. Todos os documentos aqui analisados foram produzidos durante o trabalho de campo da pesquisa-intervenção nos anos de 2013 e 2014, que atua em parceria entre o NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas), as Faculdades de Educação da UFRJ e UFF, e o Instituto de Psiquiatria da UFRJ. A análise documental da presente monografia foi realizada a partir de um único caso da pesquisa, caso esse que utilizo como instrumento balizador para discutir algumas questões ali evidenciadas, em especial a medicalização.
Palavras-chave: Educação
Psicanálise
Medicalização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERRAZ, Iris Ramos Lacava. Estratégias da escola frente ao mal-estar: a medicalização a partir de um estudo de caso. 2017 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRLFerraz.pdf838.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.