Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2261
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Os “novos estudantes” do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Mayara de Oliveira |
Orientador: | Honorato, Gabriela de Souza |
Resumo: | Observa a permanência no ensino superior, sobretudo, dos “novos estudantes”, aqueles que foram beneficiados pelas recentes políticas de ação afirmativa. Considerando que o processo de “afiliação acadêmica” são difíceis para os estudantes, de modo geral, tive interesse em investigar a relação destes com o trabalho acadêmico. Para empreender uma pequena investigação foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ, com o objetivo de perceber a relação delas, especificamente, com a monografia – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso. Minha hipótese inicial é de que a afiliação acadêmica é mais custosa para os estudantes oriundos das camadas populares e a participação em atividades complementares se apresenta como fator facilitador deste processo. Os achados nas entrevistas realizadas confirmam a hipótese inicial de que a participação em atividades complementares se apresenta como quesito facilitador para permanência e conclusão do curso. Além disso, as falas das estudantes confirmam a demanda por medidas institucionais e menos intuitivas sobre o ensino da escrita acadêmica apresentada pelos estudos voltados ao letramento acadêmico. |
Palavras-chave: | Pedagogia Prática pedagógica Escrita científica Letramento |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Jan-2017 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOUZA, Mayara de Oliveira. Os "novos estudantes" do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOSouza.pdf | 698.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.