Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2261
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os “novos estudantes” do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Mayara de Oliveira
Orientador: Honorato, Gabriela de Souza
Resumo: Observa a permanência no ensino superior, sobretudo, dos “novos estudantes”, aqueles que foram beneficiados pelas recentes políticas de ação afirmativa. Considerando que o processo de “afiliação acadêmica” são difíceis para os estudantes, de modo geral, tive interesse em investigar a relação destes com o trabalho acadêmico. Para empreender uma pequena investigação foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ, com o objetivo de perceber a relação delas, especificamente, com a monografia – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso. Minha hipótese inicial é de que a afiliação acadêmica é mais custosa para os estudantes oriundos das camadas populares e a participação em atividades complementares se apresenta como fator facilitador deste processo. Os achados nas entrevistas realizadas confirmam a hipótese inicial de que a participação em atividades complementares se apresenta como quesito facilitador para permanência e conclusão do curso. Além disso, as falas das estudantes confirmam a demanda por medidas institucionais e menos intuitivas sobre o ensino da escrita acadêmica apresentada pelos estudos voltados ao letramento acadêmico.
Palavras-chave: Pedagogia
Prática pedagógica
Escrita científica
Letramento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Mayara de Oliveira. Os "novos estudantes" do curso de Pedagogia da UFRJ e a relação com o trabalho acadêmico. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOSouza.pdf698.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.