Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22626
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Tendência de mortalidade por obesidade segundo causas múltiplas em adultos e idosos residentes no município do Rio de Janeiro no período de 2011 a 2021
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Luma dos Santos
Advisor: Souza, Amanda de Moura
Abstract: A obesidade é um agravo de origem multifatorial e um importante problema de saúde da atualidade, devido a sua associação com desenvolvimento de outras doenças crônicas não transmissíveis e maior risco de morte. O objetivo do presente trabalho foi descrever a tendência da taxa de mortalidade quando a obesidade foi mencionada em adultos e idosos residentes no Município do Rio de Janeiro (MRJ) no período de 2011 a 2021. Trata-se de um estudo ecológico de série temporal com dados de óbitos com menção de obesidade ocorridos em indivíduos com idade maior ou igual a 20 anos residentes no município do Rio de Janeiro (MRJ) entre os anos de 2011 e 2021. A taxa de mortalidade com menção de obesidade foi calculada por meio da divisão do número de óbitos com obesidade em residentes no MRJ com idade ≥ 20 anos, pela população do MRJ com idade ≥ 20 anos multiplicado por 100 mil, em cada ano estudado. As taxas de mortalidade foram estimadas segundo faixa etária e sexo. No período entre os anos de 2011-2021 foram registrados 6.205 óbitos com menção de obesidade em adultos e idosos residentes no município do Rio de Janeiro. As maiores proporções de óbitos com obesidade foram encontradas em mulheres (63,2%), em idosos (52,6%) e indivíduos da cor branca (54,4%). Nos dez anos avaliados (2011-2021) não foi observada uma tendência da taxa de mortalidade com menção de obesidade, exceto entre os anos de 2020 à 2021, quando observou-se um aumento expressivo da taxa de mortalidade independente do sexo e da faixa de idade. As taxas de mortalidade com menção de obesidade em adultos foram maiores no sexo feminino em todas as faixas de idade, com exceção do ano de 2020. Neste ano, a taxa de mortalidade com menção de obesidade foi ligeiramente maior no sexo masculino na faixa etária de 40 a 59 anos (14,5 por 100 mil habitantes) quando comparado ao sexo feminino (12,0 por 100 mil habitantes). Ao longo dos dez anos da série, a taxa de mortalidade com menção de obesidade não apresentou tendência linear, com exceção para os dois últimos onde um aumento importante foi observado, fato atribuído ao início do período da pandemia de Covid-19.
Keywords: Obesidade
Doenças crônicas
Mortalidade
Covid-19
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Feb-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Luma dos Santos. Tendência de mortalidade por obesidade segundo causas múltiplas em adultos e idosos residentes no município do Rio de Janeiro no período de 2011 a 2021. 2024. 33 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSPereira.pdf239.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.