Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2262
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dc.contributor.advisorSilva, Sergio Luiz Baptista da-
dc.contributor.authorSantos, Thiago Batista dos-
dc.date.accessioned2017-06-14T19:17:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:44Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Thiago Batista. O processo de inserção do professor homem em escolas privadas no primeiro segmento do ensino fundamental. 2017 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2262-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola particularpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessor de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleO processo de inserção do professor homem em escolas privadas no primeiro segmento do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0028737125113983pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, William Soares dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6192261516741890pt_BR
dc.description.resumoPesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo analisar e compreender o processo de contratação de professores homens em escolas privadas já que muitas delas impedem que o professor do sexo masculino exerça sua profissão junto às crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Sabe-se que a partir de muitos movimentos sociais dos anos 80, não há mais papéis sociais definidos para homens e mulheres, mas a escola em especial da rede privada mantém certos padrões já superados. O interesse por essa pesquisa surgiu através da minha própria vivência e dificuldade ao tentar me inserir como docente nas instituições privadas de ensino e, dessa forma, resolvi tentar entender, junto com outros educadores o motivo para essa ação. Então, procurei por esses professores em um grupo no Facebook “Educação-Vagas” e também contei com a ajuda de alguns amigos que me indicaram alguns educadores para que a partir, de então, esses pudessem fazer parte deste trabalho de final de curso. Ao encontrar os sujeitos participantes – quatro professores-, foi necessário criar um roteiro semiestruturado e fazer uma entrevista com os mesmos para analisar como ocorreu o processo de inserção desses homens na escola particular. Dos nossos referenciais teóricos sobre gênero e sexualidade, é possível destacar dentre alguns pesquisadores, os estudos de Louro (2014), Scott (1995), Carvalho (2012) e Rabelo (2013). Nas contribuições em relação à escola na sociedade moderna e suas padronizações em relação ao gênero e as diferenças destaco o estudo de Louro (2014); que também é utilizado como um dos principais referenciais junto com Rabelo e Martins (2010), Hypolito (1997) e Vianna (2013) ao tratar sobre a construção histórica do professorado na modernidade, pautando sobre o processo histórico do trabalho docente e a “criação” do processo de feminização do magistério. Também se fez necessário analisar o que dizem a Lei Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (9394/96) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Licenciatura em Pedagogia (2006) para averiguar se as mesmas fazem alguma distinção em relação ao gênero dos docentes que pretendem atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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