Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2269
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Inteligência coletiva e cultura de convergência: as comunidades de fãs na web
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Tais Martins Lima
Advisor: Luz, Cristina Rego Monteiro da
Abstract: Aborda conceitos de inteligência coletiva e de cultura de convergência a partir do estudo de comunidades de fãs formadas na web. No processo migratório de busca em rede por experiências de entretenimento, o trabalho destaca a importância do homem como sujeito no uso de novas ferramentas. Analisa-se a idéia de que essas tecnologias, como elementos estimuladores de novos contextos e funções sociais, configurem formas de percepção e elaboração coletivas através da formação de comunidades virtuais. O estudo de caso recai sobre as comunidades de fãs de Harry Potter, a partir de exemplos em que essa organização permite que o coletivo ganhe força e estabeleça a construção de sentido que passa a prevalecer como referência de valor. Como contraponto, são analisadas as experiências transmidiáticas criadas para a série Heroes pela empresa NBC Universal.
Keywords: Inteligencia coletiva
Convergência
Web 2.0
Fãs
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Dec-2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RODRIGUES, Tais Martins Lima. Inteligência coletiva e cultura de convergência: as comunidades de fãs na web. 2009. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRODRIGUES.pdf277.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.