Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorThiollent, Michel Jean Marie-
dc.contributor.authorCastro, Rita Souza de-
dc.date.accessioned2024-04-16T21:36:59Z-
dc.date.available2024-04-18T03:00:19Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22694-
dc.description.abstractThe present research sets up a study of a case at Jesus Soares Pereira Municipal School. This investigation had as general objective to analyses teachers’ graduation process and how the continued education can contribute to generate transformations on his pedagogical practices, having as support the use of technological resources. Aiming to achieve this objective, two university graduation and extension courses, offered by CIEP-165 in partnership with LIpE/UFRJ, were evaluated, as well as the methodology used in these courses. This research aimed to be qualitative through empiric observation, interviews, field journal in line with conceited theories concerning with the proposed theme. Following a line of critical-reflexive analysis, this investigation was developed achieving reliable results. The listening of teachers who took part of the course and the coordinators of the formation activities, collaborated to elucidate the methodology used in the formation course and co-create a characteristic board of the methods observed in the courses. The formation activities had two months of duration and happened through videoconference due to the pandemic period. In general way, the development of the research allowed us to redo that the teacher awareness of participating in the formation courses is a preponderant factor for the transformations of his pedagogical practice. It is necessary to break with the status quo, as the teacher is not anymore, the one who detains the knowledge neither who transmits contents, but he became a facilitator of systemic knowledge which by sharing them with their students can generate products with authorship. Another primordial factor is the participation of the teachers in spaces of dialogue that can create questioning and reflections about the new pedagogical practices related to theories of learning which collaborate with the process of students learning. This study listed elements that can collaborate to future partnerships of university formation and extension course that has the focus in innovate this laboratorial activity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectRecurso tecnológicopt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades na formação continuada do professor: um estudo de caso na Escola Municipal Jesus Soares Pereirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5981454406070081pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa configura um estudo de caso na Escola Municipal Jesus Soares Pereira. Esta investigação teve como objetivo geral analisar o processo de formação do professor e como a formação continuada pode contribuir para gerar transformações em suas práticas pedagógicas, tendo como suporte o uso de recursos tecnológicos. Com a finalidade de alcançar esse objetivo, foram avaliados dois cursos de formação e extensão universitária oferecidos pelo CIEP-165 em parceria com o LIpE/UFRJ, bem como a metodologia usada nos cursos oferecidos. Esta pesquisa teve cunho qualitativo por meio da observação empírica, entrevistas, diário de campo em consonância com as teorias conceituais concernentes ao tema proposto. Seguindo uma linha de análise crítico-reflexiva, essa investigação se desenvolveu alcançando resultados confiáveis. As escutas dos professores cursistas e dos professores coordenadores das atividades formativas colaboraram para elucidar a metodologia usada no curso de formação e cocriar um quadro característico dos métodos observados nos cursos. As atividades formativas tiveram duração de dois meses e ocorreram por videoconferência devido ao período pandêmico. De modo geral, o desenvolvimento da pesquisa nos permitiu perfazer que a conscientização do docente no que tange à sua participação nos cursos de formação é um fator preponderante para que sua prática pedagógica venha a sofrer transformação. É necessário haver a ruptura do status quo, haja vista que o professor não é mais o detentor do conhecimento e tampouco transmite conteúdos, passou a ser um facilitador de saberes sistematizados que ao compartilhar com seus alunos pode gerar produtos com autoria. Outro fator primordial é a participação dos docentes em espaços dialógicos que possam fomentar questionamentos e reflexões sobre práticas pedagógicas inovadoras relacionadas às teorias da aprendizagem que colaborem com o processo de ensino dos alunos. Este estudo elencou elementos que podem colaborar para futuras parcerias de curso de formação e extensão universitária que tenham foco em inovar sua atividade laborativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
942426.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.