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dc.contributor.advisorTilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.authorNunes, Letícia Freitas-
dc.date.accessioned2024-04-26T12:15:26Z-
dc.date.available2024-04-28T03:00:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22726-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectInglês como língua francapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleWhat is knowledge anyway?: O desenvolvimento de um trabalho avaliativo no curso de Inglês para Leitura do CLAC-UFRJ como proposta de instrumento de questionamento da colonialidade do ser e do saber na academia.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9663880528719105pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) vem sendo repensado na contemporaneidade por vertentes críticas (BENESCH, 2009; 2013) que reconhecem a necessidade de se responder à multiculturalidade e à multissemiotização de discursos nos espaços acadêmicos contemporâneos, resultado da utilização do inglês como língua franca (MAURANEM, 2016) na aquisição, circulação e validação do conhecimento científico (HYLAND; SHAW, 2016). Este estudo compreende uma proposta de trabalho com o ensino de IFA a partir do Letramento Sociointeracional Crítico (LSC) (TILIO, 2015, 2017), uma pedagogia que visa ao desenvolvimento de capacidades de (multi)letramentos permeado pela adoção de uma prática problematizadora (PENNYCOOK, 2004; 2006). Apresentarei uma análise de natureza documental de uma tarefa avaliativa implementada no âmbito de um curso de inglês para fins acadêmicos, o Inglês para Leitura II do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essa tarefa integra um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (SAMPAIO; MARTINS, 2019, 2020; TLIO; SAMPAIO; MARTINS, 2021) intitulado What is Knowledge Anyway?, que tenciona explorar a marginalização de determinadas epistemes pela academia contemporânea, marcada por sua histórica colonialidade (BERNARDINO-COSTA et. al, 2023). Com o intuito de analisar de que maneira(s) as atividades propostas podem (ou não) fortalecer a produção de narrativas contra-hegemônicas, investigarei a seleção de enunciados concretos (BAKHTIN, 1952/3 [2016]) e os comandos das atividades do material, além de respostas das/dos estudantes à atividade proposta ao final da tarefa. Minha análise será embasada pela proposta pedagógica do LSC e conduzida à luz dos fundamentos da vertente crítica do IFA (BENESCH, 2009, 2013); do conceito de prática problematizadora (PENNYCOOK, 2004, 2006); e de princípios do projeto acadêmico-político da decolonialidade (BERNARDINO-COSTA et al., 2023). A partir de uma análise de potencialidades e lacunas do material, estas sobretudo relacionadas a discussões sobre identidades e autoria, tenciono contribuir para a elaboração de projetos de educação no âmbito do ensino de IFA comprometidos com agendas políticas enfocadas nos direitos e demandas das/dos estudantes do Sul global e nos usos que estas/es podem fazer do inglês para articular e advogar por seus próprios interesses.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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