Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2273
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Salis, Fernando Alvares | - |
dc.contributor.author | Waltz, Igor | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-19T20:25:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:21Z | - |
dc.date.issued | 2009-11-29 | - |
dc.identifier.citation | WALTZ, Igor. A imagem do jornalista: um estudo da representação cinematográfica. 2009. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2273 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.title | A imagem do jornalista: um estudo da representação cinematográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7250543486330602 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Travancas, Isabel Siqueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0325091621337695 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Augusto Henrique Gazir Martins | - |
dc.description.resumo | Analisa a relação histórica entre o cinema e o jornalismo, considerando as características empregadas na construção da imagem dos profissionais de imprensa na grande tela. O estudo busca ponderar quais as marcas mais comuns na solidificação de um estereótipo dos jornalistas nas obras cinematográficas e até que ponto o cinema alimenta ou é alimentado pela mítica que envolve essa profissão. Para tal fim, o projeto examina produções de diferentes épocas, ficções e documentários, para avaliar como essa imagem é construída. O considerável número de obras que retratam os profissionais de mídia, o cotidiano das redações e a prática da atividade jornalística nos despertou o interesse pelas diferentes formas como esses profissionais são representados. A imprensa tem sido um tema recorrente ao cinema, em especial norte-americano, desde 1909, com o filme The Power of the Press (de Van Dyke Brook), considerado a primeira produção do subgênero newspaper movie. Desde então, as formas de representação não se mantiveram inalteradas ao longo dos anos, oscilando entre as vertentes maniqueístas do profissional engajado pelo bem da sociedade e o inescrupuloso com ambições de poder e fama. Dessa forma, a análise estabelece uma contraposição entre as representações negativas e positivas, entre as imagens de herói e vilão, do jornalista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IWaltz.pdf | 477.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.