Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/22788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLa Rovere, Renata Lèbre-
dc.contributor.authorNascimento, Marcos Paulo Verçosa do-
dc.date.accessioned2024-05-07T02:00:42Z-
dc.date.available2024-05-08T03:00:23Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Marcos Paulo Verçosa do. Análise das capacidades dinâmicas da Positivo no mercado brasileiro de tecnologia. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22788-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacidades dinâmicaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.titleAnálise das capacidades dinâmicas da Positivo no mercado brasileiro de tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2861424806494103pt_BR
dc.contributor.referee1Prochnik, Victor-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7071148421168484pt_BR
dc.contributor.referee2Fraga, Lucas Thixbai Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352268140885015pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar e identificar fatores que possibilitaram a empresa Positivo Tecnologia se tornar uma das principais representantes do setor brasileiro de Tecnologia da Informação. Esta análise foi realizada sob à luz da teoria das Capacidades Dinâmicas, criada por Teece, Pisano e Shuen (1997), a fim de entender as habilidades e decisões tomadas pela Positivo que a fizeram desenvolver e renovar vantagens competitivas perante as concorrentes, sobretudo as multinacionais, que possuem maior poderio tecnológico. Foram investigadas a trajetória da companhia e as suas capacidades de percepção, apreensão e reconfiguração frente às mudanças do mercado, descobrindo que apesar de possuir elementos que se encaixam em cada campo das capacidades, a Positivo se destacou no mercado principalmente por conhecer profundamente as preferências e necessidades do público brasileiro, além de ter desenvolvido uma expertise em logística e eficiência fiscal dentro do país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPVNascimento.pdf620.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.