Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Cristiane Henriques-
dc.contributor.authorAraújo, Nathália Perdomo-
dc.date.accessioned2017-06-22T18:06:54Z-
dc.date.available2017-06-24T03:00:17Z-
dc.date.issued2009-12-09-
dc.identifier.citationARAÚJO, Nathália Perdomo. O esvaziamento da crítica nos cadernos culturais: um estudo de caso do "Segundo Caderno". 2009. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2287-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCritica culturapt_BR
dc.subjectJornalismo impressopt_BR
dc.subjectCaderno culturalpt_BR
dc.titleO esvaziamento da crítica nos cadernos culturais: um estudo de caso do "Segundo Caderno"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145pt_BR
dc.contributor.referee1Herschmann, Micael Maiolino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Augusto Henrique Gazir-
dc.description.resumoAbordar o visível esvaziamento da crítica cultural no jornalismo impresso brasileiro. Analisando a trajetória dos cadernos culturais, busca-se entender as tendências editoriais desencadeadas a partir da própria mudança na noção de cultura. A relativização da crítica, assim como a valorização das celebridades, do entretenimento e a proliferação das agendas de eventos divulgados nos veículos de comunicação impressos são alguns pontos enfocados ao longo dos capítulos. O crescimento da reportagem pautada pelos fenômenos de popularidade em detrimento do espaço antes ocupado pela crítica também é apontado neste trabalho, que conta com entrevistas com críticos e repórteres, a fim de discutir as possíveis causas desse esvaziamento. Para verificar as tendências citadas acima, realizou-se um estudo de caso do “Segundo Caderno” do jornal “O Globo”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARAÚJO.pdf162,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.