Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/22895
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Impulsividade & compulsividade: a atuação da mídia no controle da compulsão
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Bruno Maia da Silva de
Orientador: Nunes, Geraldo Luiz dos Reis
Resumo: O objetivo geral é analisar o impacto das estratégias comunicativas, como gatilhos mentais e outras técnicas persuasivas, como protagonistas no consumo descontrolado de jovens consumidores residentes da cidade do Rio de Janeiro. Os objetivos específicos são: caracterizar as estratégias adotadas pela mídia com fins de persuasão; analisar os impactos do estado emocional na definição das preferências pelo consumo; identificar os padrões de consumo e suas relações com a formação de grupos sociais, bem como seus reflexos na vida de adolescentes; evidenciar o papel dos meios de comunicação como representantes da alteração do comportamento de consumo. Em relação à metodologia utilizada, categoriza-se a presente pesquisa como uma abordagem de pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva e bibliográfica. Como resultados, foram destacadas diversas estratégias utilizadas, como também o impacto de técnicas persuasivas como gatilhos mentais, já que esses estimulam respostas biológicas rápidas que levam a um comportamento de compra não reflexionado e que pode gerar endividamento, superendividamento e ao transtorno do comprar compulsivo. Essas estratégias que geram estímulos rápidos, aliadas a uma fragilidade de fatores envolvidos no processo de decisão de compra, como o âmbito emocional, acabam levando a comportamentos impulsivos e que, muitas vezes levam o arrependimento. Por isso, foi destacado como essas estratégias persuasivas protagonizam o consumo de jovens e quais os mecanismos e influências que participam desse processo.
Palavras-chave: Consumo
Comportamento compulsivo
Mídia
Persuasão
Consumidores
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Bruno Maia da Silva de. Impulsividade & compulsividade: a atuação da mídia no controle da compulsão. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
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