Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/22958
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Programas de fidelidade no futebol: uma análise sobre os programas de sócio torcedor dos grandes clubes do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Douglas Araujo de
Tutor: Fontanillas, Carlos Navarro
Resumen: O Futebol é um esporte presente na vida e no cotidiano de milhares de brasileiros, abrangendo relações sociais e econômicas e desse modo, conforme o passar do anos, surgiram características direcionadas para o marketing nesta modalidade, nascendo, assim, os Programas Sócios Torcedores. Baseando-se nas estratégias de marketing de relacionamento, como uma maneira de aproximar os clubes de seus torcedores, nas últimas décadas notou-se o crescimento da demanda do marketing esportivo, profissionalizando as possibilidades que o futebol proporciona e impulsionando as receitas dos times. Nos últimos anos, foi notável o aumento da disparidade da capacidade de investimentos dos grandes clubes de futebol com sede no estado do Rio de Janeiro. Diferenças de receitas, vindo de fontes recorrentes como bilheteria, direitos de transmissão de seus jogos e ações de Marketing resultam em um ciclo onde os clubes não conseguem performar bem dentro das quatro linhas, fazendo com que fique prejudicada também a performance fora delas. Tendo em vista esse cenário, os clubes que ficaram para trás tentam se organizar melhor de forma a reconquistar esse terreno perdido, e é nesse momento que veem no marketing de relacionamento um importante aliado, através dos seus programas de sócio torcedor. Esse trabalho propõe um estudo de caso envolvendo os programas de relacionamento dos quatro grandes clubes do estado em questão: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.
Materia: Clubes de futebol
Rio de Janeiro (RJ)
Torcedor
Marketing esportivo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OLIVEIRA, Douglas Araujo de. Programas de fidelidade no futebol: uma análise sobre os programas de sócio torcedor dos grandes clubes do Rio de Janeiro. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DAOliveira.pdf354.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.