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dc.contributor.advisorFontanillas, Carlos Navarro-
dc.contributor.authorMourão Junior, Francisco Almeida-
dc.date.accessioned2024-06-15T02:18:53Z-
dc.date.available2024-06-16T03:00:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMOURÃO JUNIOR, Francisco Almeida. Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/22960-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6896931539873241pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Luan dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9635658318926418pt_BR
dc.description.resumoO Brasil vive uma tendência de empreendedorismo como nunca se viu antes, portanto, precisa-se entender qual a participação da terceira idade na geração de novos negócios à luz do empreendedorismo, e qual a relação da tecnologia com esse cenário. O objetivo deste trabalho é caracterizar de que forma a inclusão digital na terceira idade influencia no comportamento empreendedor. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa, destinada para pessoas com 60 anos de idade ou mais. O local do estudo realizado foi nas 5 regiões do Brasil, Sul, Sudeste, Centro Oeste e Distrito Federal, Norte e Nordeste. A coleta de dados teve como instrumento um formulário elaborado na ferramenta Google Forms com 15 perguntas, sendo 13 perguntas de múltipla com respostas únicas e 2 perguntas de múltipla escolha com a possibilidade de escolher uma ou mais opções. Para contactar os participantes foram utilizados anúncios criados na plataforma de anúncios da rede social Facebook (Facebook Ads). O período total de coleta dos dados foi do dia 20 de maio de 2022 até o dia 02 de junho do mesmo ano. Dentro desse período, foram coletados um total de 320 respostas no formulário. Essa pesquisa identificou que grande parte dos participantes enxergam as Tecnologias de Informação e da Comunicação como ferramentas que possibilitam a geração de negócios. Entretanto, uma baixa porcentagem desta efetivamente gerou negócios através da internet. Os órgãos governamentais através de políticas públicos e as empresas privadas através de programas de desenvolvimento podem disponibilizar projetos de inclusão tecnológica para a terceira idade no Brasil, em especial, para passar mais segurança e eliminar a sensação de medo dessa população em usar os dispositivos eletrônicos, citada e identificada em pesquisa referenciada nesse trabalho. O público dessa faixa etária se mostrou extremamente interessado em buscar por informações. Com isso, esses programas de desenvolvimento podem ser oferecidos através de vídeo aulas, por exemplo, afinal grande parte desse público declarou passar mais de uma hora por dia navegando na internet. As políticas de inclusão digital na terceira idade são de grande valia para a sociedade no que diz respeito a geração de negócios, socialização e desenvolvimento dessa faixa etária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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