Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23030
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dc.contributor.advisorPassos, Antônio Eugênio Valverde Mariani-
dc.contributor.authorPessoa, Laura Mocellin-
dc.date.accessioned2024-06-21T12:24:43Z-
dc.date.available2024-06-23T03:00:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPESSOA, Laura Mocellin. Gestão humanizada: proposta de uma escala de mensuração. 2022. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23030-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.titleGestão humanizada: proposta de uma escala de mensuraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7541294995948237pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo a criação de uma escala de Gestão Humanizada, capaz de medir o nível de humanização nas práticas e processos empregados pelas empresas e, assim, constituir a Gestão Humanizada como uma medida do Comportamento Organizacional. A Gestão Humanizada (GH) é considerada um modelo de gestão de pessoas e negócios, que prioriza a sustentabilidade, a humanização dos processos, a valorização e reconhecimento das características individuais das pessoas envolvidas nas atividades organizacionais, a comunicação transparente e a participação harmônica dos agentes envolvidos; promove o desenvolvimento da sociedade em conjunto com o desenvolvimento organizacional, buscando diminuir os impactos ecológicos e amenizar os abismos sociais. Para a construção do instrumento, foram seguidos os procedimentos metodológicos para criação de escalas psicométricas, desde o levantamento bibliográfico para composição do construto e definição das categorias qualitativas que o representam, entrevistas com especialistas para auxiliar na constituição dos itens da escala, avaliação e realocação por juízes dos itens definidos e das categorias aos quais estariam atrelados e avaliação, por parte de profissionais de áreas, níveis hierárquicos e escolaridade distintos, para averiguação da linguagem utilizada e do funcionamento da escala. A partir da versão final da escala de Gestão Humanizada, é recomendada a validação estatística do instrumento. Uma vez validada, a escala permitirá avaliar o quão humanizada uma empresa é, contribuindo assim para estudos sobre o Comportamento Organizacional. Com ela, será possível comparar o nível de humanização em empresas distintas e verificar a relação desta variável com outras como comprometimento, satisfação, produtividade e desempenho organizacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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