Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23050
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVianna, Dilo Sergio de Carvalho-
dc.contributor.authorSoares, Alexandre Costa-
dc.date.accessioned2024-06-25T18:44:09Z-
dc.date.available2024-06-27T03:00:19Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationSOARES, Alexandre Costa. Governança corporativa e canal de denúncias: uma análise sobre as boas práticas e estrutura dos canais de denúncias das empresas listadas no segmento de novo mercado da B3. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23050-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectBoas práticaspt_BR
dc.titleGovernança corporativa e canal de denúncias: uma análise sobre as boas práticas e estrutura dos canais de denúncias das empresas listadas no segmento de novo mercado da B3pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2830084001022466pt_BR
dc.contributor.referee1Cueva, Jazmin Figari de la-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987043004760496pt_BR
dc.contributor.referee2Delvizio, Pedro Cosentino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559391500876115pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos, as instituições e a literatura passaram a ter um olhar mais crítico sobre a necessidade de mecanismos para o adequado controle e monitoramento dos negócios. Neste contexto, a governança corporativa se desenvolveu como forma de garantir os melhores interesses para as organizações. Para tal, o canal de denúncias se mostrou como uma importante ferramenta de monitoramento de desvios de conduta. Como forma de garantir uma maior efetividade dos canais denúncias, algumas normas e instituições deliberam sobre boas práticas a serem adotadas pelas empresas. Por isso, essa pesquisa tem o objetivo de avaliar o nível de adesão das empresas que prezam pelo nível mais alto de governança corporativa às boas práticas relacionadas aos canais de denúncias, bem como a estrutura operacional destes canais. Deste modo, para a obtenção dos resultados, utilizou-se de pesquisa descritiva caracterizada como bibliográfica e documental, na qual os dados da pesquisa foram coletados no site da B3 e nos sites das empresas da amostra e apresentados por meio de estatística descritiva. A análise foi realizada por meio de um checklist aplicado nos códigos de ética e sites das empresas. A amostra da pesquisa é formada pelas 203 empresas listadas na B3 no segmento do Novo Mercado no mês de março de 2022. Os resultados demonstraram que grande parte das empresas listadas no segmento do Novo Mercado da B3 se preocupam em dar visibilidade de seus canais de denúncias e em transmitir maior confiança aos denunciantes e consequentemente elevar a eficácia dos canais de denúncias. Entretanto, não há uma adesão total às boas práticas e nem um interesse por parte das empresas em buscar novos meios de aprimoramento, além das boas práticas recomendadas. Quanto à estrutura dos canais de denúncias, 93% das empresas efetivamente possuem um canal de denúncias e todas permitem a utilização por pessoas externas, como clientes, fornecedores e sociedade de modo geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACSoares.pdf977.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.