Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23067
Type: Trabalho de conclusão de especialização
Title: Uso de ferramentas de ciência de implementação para avaliar a ampliação da oferta de Profilaxia Pré-exposição (PrEP) ao HIV no estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Duarte, Letícia de Paula
Advisor: Pinho, Adriana de Araujo
Abstract: A Profilaxia Pré-Exposição ao Risco de Infecção ao HIV (PrEP) foi introduzida no SUS em 2017 e no estado do Rio de Janeiro (ERJ) em 2018. Nesse contexto, investimentos em Ciência da Implementação têm sido vistos como essenciais para acompanhar e otimizar o avanço na implantação da profilaxia. É fundamental a avaliação da implementação, com objetivo de verificar se as atividades estão sendo executadas diante dos objetivos propostos. As ferramentas da Ciência da Implementação têm o potencial de maximizar o potencial da PrEP para reduzir a incidência de HIV em populações em situação de maior vulnerabilidade ao vírus. O objetivo deste trabalho é elaborar uma metodologia de avaliação da implementação da PrEP no ERJ a partir do referencial teórico-metodológico da Ciência da Implementação. Trata se de uma proposta teórica-metodológica de avaliação da implementação da PrEP no ERJ, com três etapas: busca bibliográfica de artigos de Ciência da Implementação e guias da implementação de PrEP no Brasil e no ERJ; construção de um modelo lógico com os principais determinantes e estratégias para expansão da PrEP, a partir das ferramentas CFIR e RE-AIM; e construção de uma matriz de avaliação como proposta de aplicação no âmbito de um plano de monitoramento e avaliação. Foi construído um modelo lógico que incorpora os determinantes, as estratégias de implementação, os mecanismos e os indicadores de resultados da intervenção. A matriz de avaliação, a partir dos indicadores do RE-AIM, detalha as questões-chave determinantes no processo de avaliação, os indicadores e os métodos de coleta, que objetivam mensurar cada questão na matriz. O uso dessas ferramentas para avaliação da implementação da PrEP permite que esta intervenção se expanda conforme protocolos previamente estabelecidos, garantindo uma abordagem orientada por evidências e possibilitando a otimização dos recursos e a maximização do impacto da PrEP na redução da incidência do HIV.
Abstract: Pre-exposure Prophylaxis for HIV (PrEP) was introduced in the Brazilian health system in 2017, and its implementation in the state of Rio de Janeiro began in 2018. In this context, investments in implementation science have been considered essential to monitor the progress of prophylaxis deployment and optimize its effectiveness. During the execution of a program, it is crucial to evaluate this implementation, to verify how the program activities are being carried out in accordance with the proposed requirements. The tools of Implementation Science have the potential to maximize PrEP's effectiveness in reducing the incidence of HIV among populations most vulnerable to the virus. The objective of the study is to develop a methodology for evaluating the implementation of PrEP in the state of Rio de Janeiro based on the theoretical and methodological framework of Implementation Science. This is a theoretical-methodological proposal for evaluating the implementation of PrEP in the state of Rio de Janeiro, comprising three stages: a literature search of PrEP Implementation Science articles and official guidelines for PrEP implementation in Brazil; the construction of a logic model with the main determinants and strategies for PrEP expansion and maintenance, based on the CFIR and RE-AIM frameworks; and the development of an evaluation matrix as a proposed application within a monitoring and evaluation plan. A logic model was constructed that presents the shared relationships among the elements of a program. It incorporates the determinants, implementation strategies, mechanisms, and outcome indicators of the intervention. The evaluation matrix, based on the indicators of the RE-AIM framework, details the key questions, the indicators, and the data collection methods, which aim to measure each key question. The use of Implementation Science tools for evaluating the implementation of PrEP allows this intervention to expand according to the previously established protocols, ensuring an evidence-based approach and enabling the optimization of resources and maximization of PrEP's impact in reducing the incidence of HIV.
Keywords: HIV
Aids
Profilaxia pré-exposição
Ciência da implementação
Avaliação de tecnologias em saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Program: Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Jun-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DUARTE, Letícia de Paula. Uso de ferramentas de ciência de implementação para avaliar a ampliação da oferta de Profilaxia Pré-exposição (PrEP) ao HIV no estado do Rio de Janeiro. 2024. 60 f. Monografia (Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPDuarte.pdf286.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.