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dc.contributor.advisorLopes, Giseli Rabello-
dc.contributor.authorSousa Junior, Ivan Alvarenga de-
dc.date.accessioned2024-07-05T17:35:25Z-
dc.date.available2024-07-07T03:00:17Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23089-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectRedes neuraispt_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem naturalpt_BR
dc.subjectNatural language processingpt_BR
dc.titleClassificação de intenção de citação usando técnicas de aprendizado few-shotpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silva, João Carlos Pereira da-
dc.contributor.referee2Campos, Maria Luiza Machado-
dc.description.resumoEste estudo investiga a eficácia da metodologia de treinamento few-shot SetFit (Sentence Transformer Fine-tuning) na classificação das intenções de citação em pesquisas científicas. Com o aumento exponencial de publicações, torna-se crucial identificar trabalhos relevantes e entender as relações entre eles. Utilizando algoritmos de Processamento de Linguagem Natural (PLN), este trabalho compara a metodologia few-shot com outras abordagens tradicionais, observando o impacto do tamanho do conjunto de treinamento no desempenho dos modelos. Os resultados indicam que, mesmo com um número limitado de exemplos, a metodologia SetFit consegue refinar modelos de linguagem para classificar intenções de citação de forma eficiente, aproximando-se da precisão de modelos mais complexos. Portanto, conclui-se que a abordagem few-shot é uma alternativa promissora para aprimorar o mapeamento de intenções de citação, facilitando a construção do conhecimento e a identificação de artigos científicos relevantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

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