Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23110
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desinformação e implementação de Políticas Públicas no contexto da Pandemia de Covid-19 : uma análise do impacto da desinformação na Implementação de políticas durante a pandemia de COVID-19
Author(s)/Inventor(s): Furtado, Matheus Barbosa
Advisor: Kraus, Lalita
Abstract: O objetivo desse trabalho é conduzir uma análise exploratória sobre a influência da desinformação na implementação de políticas públicas, com ênfase no contexto brasileiro da pandemia COVID-19. Inicialmente, será apresentado um panorama histórico da desinformação, abordando sua evolução e conceito em meio à expansão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O intuito é compreender os possíveis obstáculos decorrentes das Fake News e a forma como interferem na implementação de políticas públicas e na democracia em geral. O estudo inclui uma revisão de literatura focada no tema, assim como os resultados da pesquisa realizada em 2020 e 2021 que resultou na publicação do artigo intitulado "O poder técnico-informacional do WhatsApp em tempos de COVID-19". A partir de mensagens coletadas em grupos bolsonaristas no Whatsapp, caracterizamos o fenômeno da desinformação no contexto da pandemia e de que forma afetou diretamente a implementação de uma política de enfrentamento pandêmico.
Keywords: Desinformação
Notícias falsas
Política pública
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Production unit: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Feb-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MBFurtado.pdf797.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.