Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMaia, Vinicius Mothé-
dc.contributor.authorLira, Bárbara Maffei-
dc.date.accessioned2024-07-15T23:17:55Z-
dc.date.available2024-07-17T03:00:20Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLIRA, Bárbara Maffei. A percepção da sociedade sobre as “Big Four” através do Twitter. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23140-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuditoriapt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.titleA percepção da sociedade sobre as “Big Four” através do Twitterpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7523431181094741pt_BR
dc.description.resumoA Internet constitui-se num conjunto de Tecnologias da Informação de grande crescimento e impacto na sociedade facilitando a utilização de estratégias que possibilitam estreitar a relação empresa e usuário. As empresas de auditoria externa estão incluídas nessa busca pela aproximação com clientes através das mídias digitais, assim como trabalham para manter uma boa reputação perante a sociedade, se utilizando das mídias sociais para melhorar essa relação. Além disso, há uma lacuna entre a percepção da sociedade quanto às responsabilidades da auditoria externa e o seu papel perante a legislação, conhecida como Expectation Gap ou, como será tratado nessa pesquisa, Lacuna de auditoria. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de verificar a percepção da sociedade sobre as quatro maiores empresas de auditoria, as Big Four e entender de que forma elas poderiam se utilizar de suas mídias sociais para diminuir essa lacuna. Nesse contexto, essa pesquisa se propôs a apresentar o tema e levantar descobertas através da coleta dos 104.567 tweets publicados entre 2007 e 2021 que continham os nomes das Big Four de auditoria. A metodologia adotada está baseada em pesquisa descritiva do tipo levantamento, com abordagem quantitativa. As evidências obtidas, apesar de não terem sido capaz de identificar uma possível lacuna de expectativa, sugerem que a maioria dos usuários está interessada em debater sobre o trabalho que as quatro empresas realizam em entidades conhecidas, principalmente auxiliando na gestão de clubes de futebol, e sobre casos de fraude e corrupção que as empresas de auditoria tenham sido envolvidas. Dessa forma, entende-se que é necessário educar a população, incentivando o debate quanto à função dessas empresas para com a sociedade. Para isso, as Big Four podem se utilizar de seu alcançe nas mídias sociais para divulgar e informar seus consumidores de conteúdo sobre seu papel, além de contar com a ajuda dos órgão reguladores de auditoria para alcançar um melhor resultado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BMLIRA.pdf348.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.