Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23144
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReyes Cruz, Yordanka-
dc.contributor.authorLeite, Viviane Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-07-16T16:41:26Z-
dc.date.available2024-07-18T03:00:20Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23144-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectEnergias renováveispt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectRotas tecnológicaspt_BR
dc.subjectDiesel verdept_BR
dc.titleEstudo sobre biocombustíveis alternativos para motores de ciclo diesel no Brasil, Argentina e Paraguai.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2484115263109864pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adriana dos Anjos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8053951225576109pt_BR
dc.contributor.referee2Viêgas, Carolina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4606425390370438pt_BR
dc.description.resumoOs motores do ciclo diesel são um tipo de motor de combustão interna amplamente utilizado em veículos comerciais, como caminhões, ônibus e trens, e dependem de combustíveis fósseis não-renováveis para o seu funcionamento. Inúmeras são as consequências do uso de combustíveis fósseis, como: emissões de gases poluentes e de efeito estufa, com impactos ambientais e à saúde humana além da dependência de fontes não renováveis que são recursos esgotáveis. Por essas razões, há um crescente interesse em alternativas mais sustentáveis para o uso de combustíveis em motores diesel, incluindo o uso de fontes de energia renováveis e tecnologias de motores mais eficientes e limpas. Neste contexto, o biodiesel, o diesel verde, o novo diesel da Petrobrás (RX) e o hidrogênio vem ganhando espaço como alternativas promissoras para minimizar esta problemática, uma vez que empregam fontes de energia renováveis e consequentemente menos poluentes. O objetivo estabelecido neste estudo consiste em realizar uma análise abrangente das principais opções de combustíveis disponíveis para motores de ciclo diesel no Brasil, Argentina e Paraguai. Serão considerados fatores como a disponibilidade de recursos e os incentivos governamentais, a fim de mapear as diferentes qualidades de combustíveis existentes nessas regiões. A partir deste estudo identificou-se que o Brasil tem uma posição privilegiada no uso de biocombustíveis para motores de ciclo diesel, com um programa de mistura obrigatória de biodiesel bem estabelecido e discussões em andamento sobre a possibilidade de aumentar essa mistura ou explorar outras fontes de biocombustíveis avançados. A Argentina também apresenta uma indústria bem consolidada de biodiesel, mas assim como o Paraguai, precisa de mais apoio governamental para se expandir no setor de biocombustíveis avançados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VGLeite.pdf1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.