Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23144
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reyes Cruz, Yordanka | - |
dc.contributor.author | Leite, Viviane Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T16:41:26Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T03:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23144 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biocombustíveis | pt_BR |
dc.subject | Energias renováveis | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject | Rotas tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Diesel verde | pt_BR |
dc.title | Estudo sobre biocombustíveis alternativos para motores de ciclo diesel no Brasil, Argentina e Paraguai. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2484115263109864 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Adriana dos Anjos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8053951225576109 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Viêgas, Carolina Vieira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4606425390370438 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os motores do ciclo diesel são um tipo de motor de combustão interna amplamente utilizado em veículos comerciais, como caminhões, ônibus e trens, e dependem de combustíveis fósseis não-renováveis para o seu funcionamento. Inúmeras são as consequências do uso de combustíveis fósseis, como: emissões de gases poluentes e de efeito estufa, com impactos ambientais e à saúde humana além da dependência de fontes não renováveis que são recursos esgotáveis. Por essas razões, há um crescente interesse em alternativas mais sustentáveis para o uso de combustíveis em motores diesel, incluindo o uso de fontes de energia renováveis e tecnologias de motores mais eficientes e limpas. Neste contexto, o biodiesel, o diesel verde, o novo diesel da Petrobrás (RX) e o hidrogênio vem ganhando espaço como alternativas promissoras para minimizar esta problemática, uma vez que empregam fontes de energia renováveis e consequentemente menos poluentes. O objetivo estabelecido neste estudo consiste em realizar uma análise abrangente das principais opções de combustíveis disponíveis para motores de ciclo diesel no Brasil, Argentina e Paraguai. Serão considerados fatores como a disponibilidade de recursos e os incentivos governamentais, a fim de mapear as diferentes qualidades de combustíveis existentes nessas regiões. A partir deste estudo identificou-se que o Brasil tem uma posição privilegiada no uso de biocombustíveis para motores de ciclo diesel, com um programa de mistura obrigatória de biodiesel bem estabelecido e discussões em andamento sobre a possibilidade de aumentar essa mistura ou explorar outras fontes de biocombustíveis avançados. A Argentina também apresenta uma indústria bem consolidada de biodiesel, mas assim como o Paraguai, precisa de mais apoio governamental para se expandir no setor de biocombustíveis avançados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química Industrial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VGLeite.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.