Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23175
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dc.contributor.advisorVinzon, Susana Beatriz-
dc.contributor.authorSilva, Marcos Antonio de Souza-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:34:38Z-
dc.date.available2024-07-19T03:00:21Z-
dc.date.issued2020-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23175-
dc.description.abstractNavigation simulator is a device, computer program or system that reproduces on land, under certain predefined conditions, some activities performed on board. Its use allows the simulation of scenarios involving characteristics of the channel, current, wind and the maneuver of the ship. With this, it is possible to estimate real situations capable of generating impacts on the environment, maritime safety and economy. Some theories are described in the literature for the application of simulators to assess safety in navigation channels. However, these works do not address the use of wind and current data applied to simulators in the fast-time mode, which, by running the simulations more quickly, allow the analysis of the channel as a whole, for each combination of wind and current. The present work aimed to develop a probabilistic method for analyzing navigation safety along a channel using a fast-time simulator combining wind and current data. For that, simulations were carried out in fast-time mode considering wind and current data, having as scenario the access channel to the Gua´ıba Island terminal, as it already has data from the hydrodynamic model. The obtained data were classified according to intensity and combined in scenarios, which were applied in the simulator. For the probabilistic analysis, the theories developed by Briggs et al (2003) and Gucma et al (2018) were considered. In total, 399 simulations were carried out in CASNAV simulator. It was identified that the entrance channel in terms of horizontal dimensions presents an adequate degree of safety for navigation, however, comparatively the sections of channel 96, 101 and 128 have presented relevant risks, especially in combinations of environmental data of severe and moderate categories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCanal de navegaçãopt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSegurança da navegaçãopt_BR
dc.subjectDados ambientaispt_BR
dc.titleAnálise do risco de navegação ao longo de um canal de entrada a partir de simulações probabilísticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Caprace, Jean David Job Emmanuel Marie-
dc.contributor.referee2Guerra, Josefa Varela-
dc.description.resumoSimulador de navegação é um dispositivo, programa de computador ou sistema que reproduz em terra, sob determinadas condições pré-definidas, algumas das atividades executadas a bordo. Sua utilização permite a simulação de cenários envolvendo as características do canal, corrente, vento e de manobra do navio. Com isso, é possível estimar situações reais capazes de gerar impactos no meio ambiente, na segurança marítima e na economia. Algumas teorias são descritas na literatura para aplicação de simuladores na avaliação da segurança em canais de navegação. No entanto, estes trabalhos não abordam a utilização de dados de vento e corrente aplicados em simuladores no modo fast-time, que, por executarem as simulações de forma mais rápida, permitem a análise do canal como um todo, para cada combinação de vento e corrente. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um método probabilístico para análise de segurança da navegação ao longo de um canal utilizando simulador no modo fast-time combinando dados de vento e corrente. Para isso, foram realizadas simulações no modo fast-time considerando dados de vento e corrente, tendo como cenário o canal de acesso ao terminal da Ilha Guaíba, por já possuir dados do modelo hidrodinâmico. Os dados obtidos foram classificados quanto a intensidade e combinados em cenários para aplicação no simulador. Para a análise probabilística foram consideradas as teorias desenvolvidas por Briggs et al (2003) e Gucma et al (2018). No total, foram realizadas 399 simulações no simulador do CASNAV. Foi identificado que o canal de entrada em termos de dimensões horizontais apresentou grau de segurança adequado à navegação, no entanto, comparativamente as seções do canal 96, 101 e 128 apresentaram riscos relevantes sobretudo nas combinações de dados ambientais de categorias severa e moderada. A metodologia utilizada demonstrou ser eficiente na análise de segurança da navegação de canais de entrada empregando diversos cenários ambientais em simuladores no modo fast-time.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Oceânicapt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

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