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dc.contributor.advisorEsperança, Paulo de Tarso Themistocles-
dc.contributor.authorPredes, Marcelo de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-17T19:35:13Z-
dc.date.available2024-07-19T03:00:21Z-
dc.date.issued2020-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23176-
dc.description.abstractThis research proposes an analysis involving the influence of hull shape in the event called slamming, for a typical medium-sized military vessel. Through a base model with such characteristics, geometry variations were generated, each one having a determined coefficient in an extreme way. Based on sea responses, the probability of occurrence and impact pressure for the slamming event was estimated. According to the data obtained, there was a greater variation in the probability of the event with the change in the waterplane area coefficients. The pressure predictions showed lower values for models with a greater deadrise angle in the impact section. The results of the work indicated the possibility of significant improvements in the operational performance of a vessel through the adequate variation of the hull shape parameters.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariações de cascopt_BR
dc.subjectTeoria das faixaspt_BR
dc.subjectComportamento no marpt_BR
dc.titleAnálise paramétrica envolvendo variações de coeficientes de forma em slammingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2142053693641097pt_BR
dc.contributor.referee1Castillo, Claudio Alexis Rodriguez-
dc.contributor.referee2Oliveira, Mauro Costa de-
dc.contributor.referee3Silva, Daniel Fonseca de Carvalho e-
dc.description.resumoO trabalho propõe uma análise envolvendo a influência do formato de um casco no evento denominado slamming, para uma embarcação típica militar de médio porte. Através de um modelo base com tais características, foram geradas variações de geometria, cada uma contando com determinado coeficiente de forma extremo. Com base nas respostas de mar, foi estimada a probabilidade de ocorrência e a pressão de impacto para o evento de slamming. De acordo com os dados obtidos, houve maior variação na probabilidade do evento com a alteração dos coeficientes da área de flutuação. As predições de pressão apresentaram valores menores para modelos com maior ângulo de fundo na seção de impacto. Os resultados do trabalho indicaram a possibilidade de melhorias significativas no desempenho operacional de uma embarcação através da adequada variação dos parâmetros de forma do casco.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Oceânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Oceânicapt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Oceânica

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