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dc.contributor.advisorReyes Cruz, Yordanka-
dc.contributor.authorCarreira, Camila de Barros Lima-
dc.date.accessioned2024-07-18T15:49:15Z-
dc.date.available2024-07-21T03:00:22Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23245-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCombustíveis renováveispt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleO estudo dos combustíveis marítimos alternativospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2484115263109864pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4503497182546066pt_BR
dc.contributor.referee1Furtado, Luana Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2159511014464393pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Rayane de Lima Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9681144415012561pt_BR
dc.description.resumoOs transportes marítimos dependem de combustíveis fósseis não-renováveis para sua operação. Esses combustíveis são altamente poluentes, com emissões elevadas de gases de efeito estufa, e são recursos finitos. Esses aspectos levantam preocupações sobre a possibilidade de escassez desses combustíveis no futuro próximo. No entanto, cada vez mais se reconhece a importância de proteger o meio ambiente e realizar uma transição para fontes de energia mais sustentáveis. Portanto, torna-se essencial encontrar alternativas de combustíveis renováveis para uso em navios. Além de uma nova legislação, a IMO 2020, que exige mudanças no teor de enxofre a serem emitidos. Neste cenário, o gás natural liquefeito, o etanol, o metanol, o biodiesel, a amônia e o hidrogênio surgem como alternativas para este problema, uma vez que são menos poluentes que os combustíveis advindos do petróleo, podendo ser produzidos a partir de resíduos de outros processos. Desponta também a possibilidade de uso de dispositivos scrubbers, que purificam gases, ou a mudança de combustível para um, ainda fóssil, porém de menor emissão de teor de enxofre, caso do diesel marítimo. O objetivo proposto no presente trabalho é realizar um mapeamento das diferentes qualidades de combustíveis que podem ser utilizadas em embarcações e de propostas que diminuam as emissões de gases poluentes. Dessa forma, foi possível avaliar como é feito o processo de conversão para a utilização dos combustíveis alternativos nos navios. Ao final, foi verificado que existem estudos propondo e avaliando novos tipos de combustíveis marítimos, cujas fontes de energia são alternativas, além de pesquisas que justificam seus usos, vantagens e desvantagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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