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http://hdl.handle.net/11422/23245
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Reyes Cruz, Yordanka | - |
dc.contributor.author | Carreira, Camila de Barros Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T15:49:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-21T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23245 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis renováveis | pt_BR |
dc.subject | Transporte marítimo | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | O estudo dos combustíveis marítimos alternativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2484115263109864 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4503497182546066 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Furtado, Luana Barros | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2159511014464393 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paiva, Rayane de Lima Moura | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9681144415012561 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os transportes marítimos dependem de combustíveis fósseis não-renováveis para sua operação. Esses combustíveis são altamente poluentes, com emissões elevadas de gases de efeito estufa, e são recursos finitos. Esses aspectos levantam preocupações sobre a possibilidade de escassez desses combustíveis no futuro próximo. No entanto, cada vez mais se reconhece a importância de proteger o meio ambiente e realizar uma transição para fontes de energia mais sustentáveis. Portanto, torna-se essencial encontrar alternativas de combustíveis renováveis para uso em navios. Além de uma nova legislação, a IMO 2020, que exige mudanças no teor de enxofre a serem emitidos. Neste cenário, o gás natural liquefeito, o etanol, o metanol, o biodiesel, a amônia e o hidrogênio surgem como alternativas para este problema, uma vez que são menos poluentes que os combustíveis advindos do petróleo, podendo ser produzidos a partir de resíduos de outros processos. Desponta também a possibilidade de uso de dispositivos scrubbers, que purificam gases, ou a mudança de combustível para um, ainda fóssil, porém de menor emissão de teor de enxofre, caso do diesel marítimo. O objetivo proposto no presente trabalho é realizar um mapeamento das diferentes qualidades de combustíveis que podem ser utilizadas em embarcações e de propostas que diminuam as emissões de gases poluentes. Dessa forma, foi possível avaliar como é feito o processo de conversão para a utilização dos combustíveis alternativos nos navios. Ao final, foi verificado que existem estudos propondo e avaliando novos tipos de combustíveis marítimos, cujas fontes de energia são alternativas, além de pesquisas que justificam seus usos, vantagens e desvantagens. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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