Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Luan dos-
dc.contributor.authorSouza, Vanessa Dantas de-
dc.date.accessioned2024-07-26T20:43:57Z-
dc.date.available2024-07-28T03:00:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Vanessa Dantas de. Economia circular nas operações de micros e pequenos empreendedores na cidade do Rio de Janeiro: percepções e desafios. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23305-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEconomia circular nas operações de micros e pequenos empreendedores na cidade do Rio de Janeiro: percepções e desafiospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de graduação buscou descrever as percepções e os desafios enfrentados pelos micros e pequenos empreendedores da cidade do Rio de Janeiro ao aplicarem técnicas do modelo de economia circular nos seus processos produtivos. Investigou-se também se a pandemia de Covid-19 impactou nas produções e/ou vendas dos empreendedores. Neste estudo, foram levantadas informações sobre o surgimento do empreendedorismo, que se deu na Idade Média, atribuindo ao empreendedor o cargo de gerente de obras. Buscou-se expressar a importância do empreendedor nos âmbitos econômicos, social, seguindo pelo histórico do compromisso ambiental assumido pelos países e explanação sobre o modelo de economia circular como alternativa ao modelo linear ainda existente. Como apoio metodológico, foi realizada uma pesquisa caracterizada como qualitativa e classificada como descritiva. Adotou como instrumento de coleta de dados um questionário online que teve seus dados descritos após a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os desafios mais frequentes encarados pelos empreendedores são a falta de conhecimento por parte da sociedade sobre o reaproveitamento de materiais, levando a uma percepção preconceituosa e desvalorizada sobre alguns itens de produção. Entretanto, foi possível observar que, a depender do público ao qual se direciona, a aceitação dos itens pode ocorrer. Sobre o aspecto da pandemia, foi obtido um resultado de certo curioso, pois, alguns respondentes tiveram suas produções e vendas reduzidas, devendo migrar para outros canais de venda, enquanto outros relataram aumento nas vendas. Destacou-se, por fim, a latente necessidade da sociedade em buscar informação e conhecimento sobre os produtos sustentáveis, a fim de valorizar o propósito e a mão-de-obra imputados aos itens, a percepção de lacunas pelo Estado em implementar e aprimorar políticas públicas que fomentem a agenda ambiental, bem como a necessidade de uma visibilidade maior ao nicho de mercado que ofertam produtos sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VDSouza.pdf317.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.