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dc.contributor.advisorSalles, Luciana dos Santos-
dc.contributor.authorCosta, Mylena Machado da-
dc.date.accessioned2024-07-31T13:43:26Z-
dc.date.available2024-08-02T03:00:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23335-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMitologia na literaturapt_BR
dc.subjectMito na literaturapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCultura poppt_BR
dc.titleO mito da cultura pop: a construção de Arturia Pendragon na franquia Fatept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3761478584987638pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2804673984971264pt_BR
dc.description.resumoA narrativa está presente na vida humana desde seus primórdios e pode ser encontrada nos mais antigos mitos e nas mais modernas produções da cultura pop. As histórias do ciclo arturiano englobam uma parcela importante da matéria da Bretanha, um conjunto de lendas relacionadas à história das ilhas britânicas e aos lendários reis bretões. Essas narrativas constroem um grande conjunto clássico que, ao longo dos séculos, foi adaptado e reinterpretado por diversos artistas. O presente trabalho visa analisar o mito na cultura pop investigar a reconstrução, não apenas da figura mitológica do rei Artur, mas também de algumas das narrativas do ciclo arturiano para a franquia japonesa Fate, iniciada como uma visual novel e, mais tarde, desdobrada em animes, mangás e jogos eletrônicos. A base narrativa da franquia se dá através da retratação de uma disputa pelo Santo Graal, na qual alguns magos escolhidos, chamados de mestres, invocam um único servo cada um. Esses servos são figuras históricas notáveis e o rei Artur é um deles, retratado como uma mulher: Arturia Pendragon. Ela é uma das figuras centrais da franquia, não apenas dentro da narrativa, mas também em peças de marketing. A pesquisa possui caráter exploratório, pautado na investigação do cânone mitológico em relação à adaptação citada e na análise do processo de tradução de uma narrativa lendária para um produto cultural de massa. É evidente que o tempo e o espaço são tópicos importantes para análise desse processo, visto que as epistemologias de uma época e de um povo interferem na maneira de produzir cultura. Percebe-se que há um cuidado com a essência dos personagens. Entretanto, é importante observar que esses mitos foram traduzidos para um público específico numa era que a cultura e as narrativas podem ser transformadas em produtos de mercado para as massas através da indústria cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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