Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23348
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ações públicas da Prefeitura do Rio de Janeiro na conservação de monumentos urbanos: o estudo de caso do “Menino Jornaleiro”, do escultor Anísio Oscar Motta
Autor(es)/Inventor(es): Pinto, Ana Elisa de Azevedo
Orientador: Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel Ribeiro
Resumo: Este estudo é uma análise sobre as ações públicas realizadas pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro na preservação de monumentos urbanos. Dando ênfase ao estudo de caso sobre a obra do escultor Anísio Oscar Motta e o reflexo das políticas de preservação adequadas com obras artísticas urbanas, visão estudo visou pôr em relevo a importância de ações que mantenham a integridade histórica e estética do monumento urbano. Tendo em vista que a Secretaria de Conservação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro tem por objetivo cuidar das vias e logradouros públicos, parques municipais, desenvolver e pôr em prática as políticas de meio ambiente da cidade do Rio de Janeiro, fazendo parte de sua estrutura também a Fundação Parques e Jardins (FPJ), esta pesquisa questiona quais medidas protetivas ao patrimônio público estão sendo tomadas pelos respectivos órgãos responsáveis, especificamente voltadas para a museografia e preservação de obras escultóricas. Utilizando o estudo de caso sobre a estátua do Menino Jornaleiro , do escultor Anísio Oscar Motta, cognominado Fritz, procura-se utilizar a análise comparativa da estatuária oriunda de fundições artísticas do final do século XIX, que atualmente se encontram no centro do Rio de Janeiro, e discutir sobre as adversidades da preservação de monumentos urbanos na contemporaneidade. A este respeito, buscou-se apontar de forma concisa a importância de políticas públicas de fiscalização nos setores de manutenção patrimonial, como a capacitação dos profissionais que lidam diretamente com o monumento urbano e seus diferentes tipos de avarias (clima, condições ambientais, depredação pelo homem etc.)
Palavras-chave: Monumentos
Conservação e restauração
Motta, Anísio Oscar
Escultura
Conservation and restoration
Monuments
Sculpture
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINTO, Ana Elisa de Azevedo. Ações públicas da Prefeitura do Rio de Janeiro na conservação de monumentos urbanos: o estudo de caso do "Menino Jornaleiro", do escultor Anísio Oscar Motta. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Conservação e Restauração, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Conservação e Restauração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AEAPinto.pdf839.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.