Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGoia, Marisol Rodriguez-
dc.contributor.authorSilva, Thaís Leotério da-
dc.date.accessioned2024-08-09T20:33:49Z-
dc.date.available2024-08-11T03:00:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Thaís Leotério da. Projeto ManaMano: transformação de negócios de empreendedoras periféricas do Rio de Janeiro. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23390-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPeriferiaspt_BR
dc.subjectRio de Janeiro, Região Metropolitana do (RJ)pt_BR
dc.titleProjeto ManaMano: transformação de negócios de empreendedoras periféricas do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3579290766137836pt_BR
dc.description.resumoO empreendedorismo vem ganhando cada vez mais espaço e preponderância para a mulher periférica, representando uma alternativa na falta de emprego e como forma de sustento. A pandemia de Covid-19 veio impactar o mundo do trabalho e, para esse perfil de mulheres também não seria diferente. Este estudo tem como objetivo explorar como o projeto de extensão Programa de Formação Fundo ManaMano vem sendo percebido no tocante ao apoio de negócios geridos por mulheres periféricas do Rio de Janeiro que foram impactadas pelas mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19. Para dar resposta aos objetivos propostos, foi adotada uma pesquisa qualitativa ancorada na execução de entrevistas a participantes do projeto ManaMano. Como principais resultados, foi possível analisar que programas como esse representam uma ajuda oportuna para o fortalecimento de pequenos negócios por três motivos principais: formação de redes de apoio, com troca de experiências e oportunidades entre mulheres; auxílio material com a possibilidade de investimento em recursos ou insumos imprescindíveis para o empreendimento e aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, que permitem organizar as finanças e aumentar a clientela dos negócios dessas mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TLSilva.pdf255.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.