Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23393
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dc.contributor.advisorCoutinho, Maria Teresa Correia-
dc.contributor.authorRemiz, Ruan Ferreira-
dc.date.accessioned2024-08-09T23:22:51Z-
dc.date.available2024-08-11T03:00:23Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationREMIZ, Ruan Ferreira. Finanças pessoais: uma análise comportamental dos alunos da UFRJ durante a pandemia da COVID-19. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23393-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleFinanças pessoais: uma análise comportamental dos alunos da UFRJ durante a pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4143129523178798pt_BR
dc.description.resumoCom a vinda da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o interesse e preocupação com as finanças pessoais começaram a aflorar entre os brasileiros, principalmente, entre os estudantes universitários. Seguindo o princípio de quanto mais conhecimento financeiro um indivíduo adquire, mais seguro estará para tomar suas decisões financeiras, a pesquisa em questão parte desta premissa para analisar o impacto da pandemia nas decisões e nos comportamentos financeiros dos discentes que estudaram durante a pandemia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O espaço amostral da pesquisa foi composto por alunos de todos os cursos da UFRJ, visando buscar diversas perspectivas e comportamentos financeiros. A metodologia proposta para a realização da pesquisa foi uma análise descritiva com abordagem quantitativa, na qual o questionário foi o instrumento da pesquisa. No decorrer da pesquisa, alguns resultados se destacaram. Cerca de 85% dos respondentes consideram que a pandemia influenciou em um maior interesse/preocupação com suas finanças pessoais e cerca de 86% afirmaram considerar muito importante a implementação de uma disciplina específica de Educação Financeira na grade curricular da universidade. Pôde-se concluir que a pandemia alterou os comportamentos financeiros da maioria dos alunos, construindo uma maturidade financeira e contribuindo para melhora da qualidade na tomada de decisões financeiras. Ademais, foi percebida a importância e o interesse dos alunos na inserção de uma disciplina que contemple conhecimentos básicos de finanças pessoais para todos os cursos da UFRJ.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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