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dc.contributor.advisorSoares, Marília Lopes da Costa Facó-
dc.contributor.authorGaspar (Metchiicürüwe’tchiicürü), João Clemente-
dc.date.accessioned2024-08-10T18:43:09Z-
dc.date.available2024-08-12T03:00:21Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationGASPAR, João Clemente. Valorização linguística e formas de escritura indígena entre povos do Alto Solimões: grafismos tikuna, omagua e kokama. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23405-
dc.description.abstractFocused on studying the culture of three indigenous people – Tikuna, Omagua and Kokama – and based on the relationship among graphisms, paintings, drawings (art) and school life, this thesis considered that indigenous graphisms were close to scripture: belonging to oral societies, their values resided in their interpretation, inventiveness, content production and in triggering of memories, perceptions and ways of being. The hypothesis presented here is that graphisms/painting are fundamental parts of oral societies and, as such, can be maintained, even with the adoption of a writing system external to the group. From the linguistic point of view, notably in the Tikuna case, the field research allowed a lexical survey (with morphological constitution analysis) to be carried out throughout the work. The data gathered in the lexical survey showed words linked not only to graphisms/paintings, but also to other aspects of the Tikuna language. These facts allowed the constitution of a word gallery, with consequent valorization and linguistic contribution to the construction of dictionaries, As a pioneering work, there is, regarding the Tikuna people, a study of paintings/graphisms with an internal look into the people themselves. In the presentation of the existing visual patterns, linked to these three people, the author also showed a drawing created from an already existing pattern. The author intends to make his contribution to the Omagua and Kokama people strengthening their process of recovery / resumption of memory. To the Tikuna people, in addition to the maintenance and dissemination of traditional knowledge among the younger ones, this work provides, within the scope of Basic Education, elements for the creation of a channel of interdisciplinarity that has in graphisms an important axis.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrafismos indígenaspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAntopologia linguísticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleValorização linguística e formas de escritura indígena entre povos do Alto Solimões: grafismos Tikuna, Omagua e Kokamapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7842354039118425pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Denise Maria Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8162823625228612pt_BR
dc.contributor.referee2Bonfim, Evandro de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4706924896241987pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Tania Conceição Clemente de-
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.br/6982352616178640pt_BR
dc.contributor.referee4Gaspar, Maria Dulce-
dc.description.resumoCentrado nos conhecimentos de três povos indígenas – Tikuna, Omagua e Kokama - e tendo como base a relação entre grafismos, pintura, desenho (arte) e vida escolar, esta dissertação considera os grafismos indígenas como mais próximos da escritura: pertencentes a sociedades de oralidade, têm valor por sua interpretação, inventividade, produção de conteúdos e desencadeamento de memórias, percepções, modos de ser. Para tratar dos grafismos nesta dissertação, adota-se a hipótese de que grafismos/pinturas são peças fundamentais de sociedades de oralidade e que, como tal, podem-se manter, mesmo com a adoção de sistema de escrita externo ao grupo. Os padrões visuais são focalizados em si, buscando-se sua interpretação, significação. Do ponto de vista linguístico, notadamente no caso Tikuna, como resultado da pesquisa de campo, realizou-se, ao longo deste trabalho, um levantamento lexical (com análise de constituição morfológica) ligado não só aos grafismos/pinturas, mas também a outros aspectos da língua Tikuna, o que permite a constituição de uma galeria de palavras, com consequente valorização e contribuição linguística para a construção de dicionários. Como trabalho pioneiro, tem-se, no que diz respeito a um dos povos (Tikuna), um estudo sobre pinturas/ grafismos com olhar interno ao próprio povo. Na apresentação dos padrões visuais vinculados aos três povos, estão presentes desenhos do próprio autor da dissertação, havendo o cuidado em se discriminar entre padrão já existente ou criado pelo autor a partir de um padrão já existente. Aos povos Omagua e Kokama, este trabalho pretende dar a sua contribuição, no sentido de fortalecer o seu processo de recuperação/ retomada de memória. Ao povo Tikuna, além da manutenção e disseminação de conhecimentos tradicionais junto aos mais jovens, este trabalho fornece, no âmbito da Educação Básica, elementos para a criação de um canal de interdisciplinaridade que tem nos grafismos um eixo importante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMuseu Nacionalpt_BR
dc.publisher.programCurso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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