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http://hdl.handle.net/11422/23408
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Vieira, Marcia Maria Damaso | - |
dc.contributor.author | Menezes, Dilcilene da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-11T12:47:55Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13T03:00:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-07 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Dilcilene da Silva. As classes lexicais da língua Mebêngôkre. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23408 | - |
dc.description.abstract | The work brings a description of the lexical classes in the language, including some cultural aspects of the people who speak it. Mebêngôkre belongs to the linguistic family jê (RODRIGUES, 1986), and is spoken in some municipalities in the state of Pará and Mato Grosso, 5,000 individuals. In this language we identify two classes, both lexical and functional. In the lexical class names, verbs, adjective, adverb, postposition and functional class, temporal marker, aspectual, and modal, pronouns, demonstratives, interrogatives, complementizador, auxiliary verbs and syntagmas. This dissertation was constructed in the light of approaches OLIVEIRA (2003), SALANOVA (2001), COSTA (2015), REIS SILVA (2001), BORGES (1995), MICKEY & THOMSON (1976). The data that supported this work were registered with informers of the community, and the observation that I have made of the use of this language during ten years acting as a teacher. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua Mebêngôkre | pt_BR |
dc.subject | Línguas jês | pt_BR |
dc.subject | Léxico | pt_BR |
dc.subject | Universalização | pt_BR |
dc.title | As classes lexicais da língua Mebêngôkre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8220723439104047 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6498866080979826 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Marília Lopes da Costa Facó | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7842354039118425 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sebold, Maria Riveiro Quintans | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1939069330042876 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Souza, Tania Conceição Clemente de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | https://lattes.cnpq.br/6982352616178640 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Menezes, Humberto Peixoto | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6567725436159000 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho traz uma descrição das classes lexicais na língua, incluindo alguns aspectos culturais do povo que a fala. Mebêngôkre pertence à família linguística Jê (RODRIGUES, 1986), e é falada em alguns municípios do estado do Pará e município do Mato Grosso, sendo 5.000 indivíduos falantes. Identificamos nessa língua duas classes: a lexical e a funcional. Na classe lexical estão nomes, verbos, adjetivo, advérbio, posposição; e, na classe funcional, marcador temporal, aspectual, e modais, pronomes, demonstrativos, interrogativos, complementizador, verbos auxiliares e sintagmas. Esta dissertação foi construída à luz das abordagens de OLIVEIRAS (2003), SALANOVA(2001), COSTA (2015), REIS SILVA(2001), BORGES(1995), MICKEY & THOMSON(1976). Os dados que fundamentaram este trabalho foram registrados junto a informantes da comunidade, e da observação que tenho feito do uso dessa língua ao longo de dez anos atuando como docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Museu Nacional | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Linguística e Línguas Indígenas |
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