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dc.contributor.advisorSoares, Marília Lopes da Costa Facó-
dc.contributor.authorCarvalho Neto (Atchigücü), Damião-
dc.date.accessioned2024-08-12T13:26:14Z-
dc.date.available2024-08-14T03:00:25Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationCarvalho Neto (ATCHIGÜCÜ), Damião. Formas linguísticas em Ticuna de apontar e conhecer: narrativas e prática escolar. 2019. 69 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Línguas Indígenas) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23411-
dc.description.abstractThis dissertation addresses a set of linguistic forms that, in the Ticuna language, serve to point out and know. These are deictic forms and are often linked to the epistemic modality. Their study is carried out here in the context of traditional Ticuna narratives, taking into account the morphology of the forms and possibilities of application of the results of this study in school practice. The option of verifying the occurrence of deictic forms in narratives situates the research carried out in the framework of narrative communication, in which there is a narrative enunciation, characterized, among other things, in the case of indigenous societies, by an interaction between narrator and audience. From the author's point of view, the research results obtained from narratives would be more easily mediated when they were taken to school practice. Methodologically, this option meant dealing with the linguistic structure, with the narrative text as a whole (not as the sum of linguistic sentences) and also, with a the theory of deixis. The development of the analysis can be seen throughout this dissertation, as well as the attempt to point out to ways of mediation of research results towards Basic Education. Part of the conclusions reached are: a) the confirmation of the linguistic difference between past and not past, as shown in Soares's description (2005); b) the relevance of the notion of distance for the internal constitution of the Ticuna language deictic system; and the importance of investigating whether or not there is a need, for linguistic purposes, to operate with a possible difference between 'distant' and 'farther away'; c) the importance of space (and types of space) for the internal constitution of the Ticuna language system; (d) indications of tonal differences between deictics. Considering the need to invest in the studies of discursive and social deixis, alongside with the study of one’s own narratives and their types, the author emphasizes the importance of continuing with this research in an oral society.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDêixispt_BR
dc.subjectMorfologiapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectLíngua Ticunapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFormas linguísticas em Ticuna de apontar e conhecer: narrativas e prática escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7842354039118425pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carlos Alexandre Victorio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4603841659392622pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Jaqueline dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8196118428504511pt_BR
dc.contributor.referee3Damulakis, Gean Nunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2131423676515488pt_BR
dc.contributor.referee4Carvalho, Fernando Orphão de-
dc.contributor.referee4Latteshttps://lattes.cnpq.br/7176223144465684pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda um conjunto de formas linguísticas que, na língua Ticuna, servem para apontar e conhecer. Essas são formas dêiticas e, muitas vezes, estão ligadas à modalidade epistêmica. Seu estudo é realizado aqui no contexto narrativas tradicionais Ticuna, levando-se em conta a morfologia das formas e possibilidades de aplicação dos resultados desse estudo na prática escolar. A opção de verificar a ocorrência de dêiticos em narrativas situa a pesquisa realizada no quadro de uma comunicação narrativa, em que se tem uma enunciação narrativa, caracterizada, entre outras coisas, no caso de sociedades indígenas, por uma interação entre narrador e plateia. Sob a ótica do autor, os resultados da pesquisa obtidos a partir de narrativas seriam mais facilmente mediados, ao serem levados para a prática escolar. Metodologicamente, tal opção significou lidar com a estrutura linguística, com o texto narrativo sem que esse fosse visto como a soma de sentenças linguísticas e, ainda, com uma teoria da dêixis. O desenvolvimento da análise pode ser visto ao longo desta dissertação, assim como a tentativa de apontar para caminhos de mediação de resultados de pesquisa em direção à Educação Básica. Como parte das conclusões alcançadas estão: a) a confirmação da diferença linguística entre passado e não passado, nos termos da descrição de Soares (2005); b) a relevância da noção de distância, para a constituição interna do sistema dêitico da língua Ticuna; e a importância de se investigar se há ou não necessidade, para fins linguísticos, de se operar com uma possível diferença entre ‘distante’ e ‘mais distante’; c) a importância do espaço (e tipos de espaço) para a constituição interna do sistema dêitico da língua Ticuna; d) as indicações de diferenças tonais entre dêiticos. Como perspectiva, o autor registra a importância de se continuar com a pesquisa, em face da necessidade de se investir nos estudos da dêixis discursiva e social, ao lado do estudo das próprias narrativas e de seus tipos, em uma sociedade de oralidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMuseu Nacionalpt_BR
dc.publisher.programCurso de Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Linguística e Línguas Indígenas

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