Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23455
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vasconcellos, Martha Werneck de | - |
dc.contributor.author | Botero, Diana Isabel Lopez | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T15:39:32Z | - |
dc.date.available | 2024-08-17T03:00:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | BOTERO, Diana Isabel Lopez. Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23455 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pintura | pt_BR |
dc.subject | Encáustica (Pintura) | pt_BR |
dc.subject | Máscaras | pt_BR |
dc.subject | Fayum (Egito) | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Imigrantes | pt_BR |
dc.subject | Painting | pt_BR |
dc.subject | Encaustic painting | pt_BR |
dc.subject | Masks | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.subject | Immigrants | pt_BR |
dc.title | Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6702826238721394 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5655886030542562 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sekiguchi, Júlio Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5675781412051141 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Ricardo Antonio Barbosa Pereira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6857271969200707 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o processo criativo das pinturas da série Fayum na Fronteira, máscaras funerárias feitas em encáustica, parte de uma pesquisa artística sobre a experiência do imigrante latino-americano. Ao longo do trabalho, a autora discorre sobre sua produção autoral ligada ao tema das migrações ao longo do Curso de graduação em Pintura na Escola de Belas Artes. O tema abordado na série versa sobre a morte de imigrantes na fronteira México-Estados Unidos e o papel das artes visuais como mecanismo de reparação simbólica e moral para essas populações. Apresentam-se como exemplos o movimento muralista no bairro da Mission em San Francisco, Califórnia; O Siluetazo, na Argentina; As Arpilleras, no Chile e a obra da artista visual Doris Salcedo, na Colômbia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pintura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DILBotero.pdf | 6.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.