Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVasconcellos, Martha Werneck de-
dc.contributor.authorBotero, Diana Isabel Lopez-
dc.date.accessioned2024-08-15T15:39:32Z-
dc.date.available2024-08-17T03:00:22Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationBOTERO, Diana Isabel Lopez. Fayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memória. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23455-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectEncáustica (Pintura)pt_BR
dc.subjectMáscaraspt_BR
dc.subjectFayum (Egito)pt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectImigrantespt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectEncaustic paintingpt_BR
dc.subjectMaskspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectImmigrantspt_BR
dc.titleFayum na fronteira: as artes visuais como instrumento de resistência e memóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6702826238721394pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5655886030542562pt_BR
dc.contributor.referee1Sekiguchi, Júlio Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5675781412051141pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Ricardo Antonio Barbosa Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6857271969200707pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o processo criativo das pinturas da série Fayum na Fronteira, máscaras funerárias feitas em encáustica, parte de uma pesquisa artística sobre a experiência do imigrante latino-americano. Ao longo do trabalho, a autora discorre sobre sua produção autoral ligada ao tema das migrações ao longo do Curso de graduação em Pintura na Escola de Belas Artes. O tema abordado na série versa sobre a morte de imigrantes na fronteira México-Estados Unidos e o papel das artes visuais como mecanismo de reparação simbólica e moral para essas populações. Apresentam-se como exemplos o movimento muralista no bairro da Mission em San Francisco, Califórnia; O Siluetazo, na Argentina; As Arpilleras, no Chile e a obra da artista visual Doris Salcedo, na Colômbia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pintura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DILBotero.pdf6.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.