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http://hdl.handle.net/11422/2345
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Luz, Cristina Rego Monteiro da | - |
dc.contributor.author | Balloussier, Anna Virginia | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-28T19:56:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:52Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-02 | - |
dc.identifier.citation | BALLOUSSIER, Anna Virginia. Quando o documentário mente e a ficção fala a verdade, ou o dia em que Werner Herzog colocou o f no falso. 2009. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2345 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | Verdade | pt_BR |
dc.subject | Werner Herzog | pt_BR |
dc.title | Quando o documentário mente e a ficção fala a verdade, ou o dia em que Werner Herzog colocou o f no falso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Augusto Gazir Martins | - |
dc.contributor.referee2 | Vaz, Paulo Roberto Gibaldi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5987778390189807 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa a relação da contemporaneidade com duas categorias cinematográficas: ficção e documentário. Nosso tempo, a princípio, caminha para a superação do projeto positivista, desbravador de algo que as ciências nascentes desejavam que existisse – a Verdade maiúscula. Se termos como verdade e mentira foram atropelados pelo bonde da história, é justo dizer que o homem contemporâneo é mais dócil na hora de acatar a fusão entre documentário e ficção. Mas a divisão continua lá, ainda que mais escamoteada. Esta pesquisa tenta provar, com enfoque no processo de categorização do mundo por meio do discurso, como ainda nutrimos apego a classificações que acreditávamos superadas. Somos, afinal, capazes de reconhecer uma obra híbrida, mas só se separarmos, dentro dela, os teores ficcional e documental (ainda vistos como incompatíveis, tal qual água e azeite).Um filme de Werner Herzog, O Enigma de Kaspar Hauser, nos servirá para analisar antigos binômios ainda musculosos, embora menos exibicionistas do que no passado, como verdade/mentira, espontâneo/artificial e, claro, documentário/ficção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
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