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http://hdl.handle.net/11422/23463
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cavalcante, Raquel Massad | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Adryena Teixeira | - |
dc.contributor.author | Silva, Amanda Carvalho Martins da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T15:42:52Z | - |
dc.date.available | 2024-08-18T03:00:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23463 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bioquerosene de aviação | pt_BR |
dc.subject | Biocombustível | pt_BR |
dc.subject | Simulação de processos | pt_BR |
dc.subject | Análise econômica | pt_BR |
dc.title | Avaliação técnica e econômica da produção de combustível de aviação a partir de etanol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1223115132964406 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7785651759483915 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2239732625226629 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Young, André Ferreira | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8711373251716675 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oroski, Fábio de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9380873464036320 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Furtado, Luana Barros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2159511014464393 | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto atual do mercado de aviação, a busca por alternativas mais sustentáveis e de baixa emissão de carbono tem impulsionado a demanda por bioquerosene. Nesse âmbito, o trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade da construção de uma planta de bioquerosene de aviação no Brasil, utilizando o processo Alcohol-to-Jet com etanol como matéria-prima. A metodologia adotada envolveu o estudo da capacidade produtiva, a simulação no software Aspen Plus® v12.1 e a análise econômica do processo. Foram considerados os custos dos equipamentos, a correção temporal e o investimento fixo. Em seguida, foram realizadas análises que contemplaram diferentes cenários, com variações nos preços do etanol e do bioquerosene. Dentre os cenários mais promissores, obtiveram-se aqueles em que os preço por kg do biocombustível foi estimado em US$ 2,57, chegando a US$ 1,86 como preço mais baixo. Essas estimativas se apresentaram competitivas com relação ao mercado internacional de US$ 2,70 por kg, ganhando uma vantagem na margem de 5% a 31% inferior. Avaliou-se também o preço da matéria-prima e os cenários apresentaram preços por kg de etanol entre US$ 0,37 e US$ 0,39. A viabilidade nesses casos se torna possível mediante análise do histórico de precificação do álcool no Brasil, no qual os preços anteriores à pandemia de 2019 apresentaram patamares similares aos obtidos nos cenários apresentados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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