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dc.contributor.advisorSouza, Tânia Conceição Clemente de-
dc.contributor.authorGonçalves, Nathália Costa-
dc.date.accessioned2024-08-21T14:46:37Z-
dc.date.available2024-08-23T03:00:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23514-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEscravizadospt_BR
dc.titleEstudo bibliográfico sobre o processo de letramento dos negros escravizados no Brasil do século XXIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6982352616178640pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santos, Rafael Chaves-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2552795993228778pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Carlos Coelho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9174099183827952pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema central o processo de letramento dos negros escravizados no Brasil do século XIX. Sendo assim, o objetivo do estudo é abordar a temática do letramento de forma linguística e de uso social da língua, utilizando os negros escravizados do século XIX como objetos principais dessa análise. A partir do princípio da existência de negros escravizados letrados, pretende-se fazer uma busca histórico-bibliográfica acerca desse letramento; além disso, daremos especial ênfase aos escravizados não libertos. A metodologia de trabalho utilizada nesse projeto será histórico-bibliográfica. Essa abordagem buscará, desta forma, analisar esse processo (de letramento) e como ele se desenvolveu ainda no período de escravidão, propondo-se também compreender sua funcionalidade e natureza. A escolha deste tema surgiu das indagações de assimilar como os cativos tiveram acesso aos códigos, sejam numéricos ou alfabéticos, e sua utilização em contextos sociais. Logo, o trabalho não tem a intenção de entrar em pontuações pedagógicas de ensino da língua portuguesa escrita (ou falada) para esses indivíduos, contudo, no estudo do processo de aquisição desse letramento, a alfabetização será abordada de forma tangenciada, apenas como uma das naturezas do letramento. Desta maneira, podemos desenraizar “mitos” de negros escravizados sem posse de uma cultura de escrita ou sem acesso, ou uso, dessa forma social de comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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