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dc.contributor.advisorMagalhães, Maria Elisa Campelo de-
dc.contributor.authorSilva, Alice dos Santos da-
dc.date.accessioned2024-08-30T13:27:32Z-
dc.date.available2024-09-01T03:00:22Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.citationSILVA, Alice dos Santos da. Do fio a terra: o apagamento e a subjetividade da identidade indígena contemporânea no brasil. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Artes Visuais - Escultura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23572-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectBordadopt_BR
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.subjectIdentidade indígenapt_BR
dc.subjectcontemporary artpt_BR
dc.subjectEmbroiderypt_BR
dc.subjectColonialismpt_BR
dc.subjectIndigenous identitypt_BR
dc.titleDo fio a terra: o apagamento e a subjetividade da identidade indígena contemporânea no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3634320208508286pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3015121881802644pt_BR
dc.contributor.referee1Gorini, Katia Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394936495071460pt_BR
dc.contributor.referee2Jordão, Paulo Vicente da Veiga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5007775367816578pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso visa abranger minha pesquisa no campo visual da arte contemporânea, iniciada oficialmente há cinco anos, investigando experiências que, em sua maioria, dizem respeito a um apagamento da identidade étnica, vivenciado por tantos outros indivíduos. O texto traz a relação apagamento/tempo/cura, transmutando experiências em obras, principalmente têxteis que, em 2022, serviram de material para minha primeira exposição individual, "Do Fio a Terra". Relatando a experiência nesse lugar de não pertencimento, as obras abrem espaço de reflexão e retomada, desdobrando-se em subjetividades que expressam o cerne do resgate compartilhado com outros indivíduos que se reconstroem a partir das ruínas deixadas pelos invasores coloniais. Só escrevemos uma memória ou uma dissertação porque também construímos e escrevemos com os pés, caminhando, lutando, porque o nosso conhecimento é coletivo. (XACRIABÁ, Célia in LIMA, Martha Batista de, org. página 19, 2023)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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