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http://hdl.handle.net/11422/23575
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Paula Scamparini | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Pedro Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T15:24:07Z | - |
dc.date.available | 2024-09-01T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Pedro Silva. Reprofanar: uma reimaginação da cultura religiosa no brasil. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Artes Visuais - Escultura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23575 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alegoria | pt_BR |
dc.subject | Pós-Produção | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Fé | pt_BR |
dc.subject | Práticas artísticas | pt_BR |
dc.subject | Arte e religião | pt_BR |
dc.subject | Allegory | pt_BR |
dc.subject | Post-Productio | pt_BR |
dc.subject | Religion | pt_BR |
dc.subject | Faith | pt_BR |
dc.subject | Artistic practices | pt_BR |
dc.subject | Art and religion | pt_BR |
dc.title | Reprofanar: uma reimaginação da cultura religiosa no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7529224723309090 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1023529729137258 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gorini, Katia Correia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0394936495071460 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mureb, Gabriela Di Battista | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3052050167611544 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende apresentar a experimentação artística elaborada durante o período de graduação sob a lente analítica de um olhar a posteriori, acompanhada de uma produção textual e teórica que antes a mobilizou, e agora pretende expor suas intenções com alguma clareza. Experimentações artísticas vem sendo desenvolvidas através de obras e gestos que, em conjunto, dão início à criação de uma de narrativa ficcional maior, que deve se estender para além deste período de graduação. A possível narrativa ficcional em construção age a partir do ato de alegorizar imagens e textos provenientes de um contexto político-religioso nacional, muito distribuído, e já “tradicional”. Crio para este, não uma alternativa, mas a exposição de seu avesso. Pode-se analisar o conteúdo ou as metodologias utilizadas na realização de cada uma das obras aqui apresentadas a partir do conceito de <Pós-Produção=, de Nicolas Bourriaud (2009), atrelado à compreensão de alegoria proposta por Benjamin Buchloh (1982). Antes da introdução do leitor à prática artística relacionada à produção de imagens e objetos, apresento um preambulo a respeito do contexto ao qual me coloco, vivo e me refiro, o cenário religioso no Brasil, em especial do campo evangélico contemporâneo, que se torna alvo de crítica e, ao mesmo tempo, motriz criativa da prática artística. Atuo e aqui escrevo no intuito de provocar reflexões sobre a forma como a qual a fé é manipulada – tal qual manipulo imagens e textos - para obtenção de poder, no contexto contemporâneo brasileiro, inicialmente, mas que observo estender-se a outros contextos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Visuais - Escultura |
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