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dc.contributor.advisorFerreira, Paula Scamparini-
dc.contributor.authorBarbosa, Pedro Silva-
dc.date.accessioned2024-08-30T15:24:07Z-
dc.date.available2024-09-01T03:00:21Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationBARBOSA, Pedro Silva. Reprofanar: uma reimaginação da cultura religiosa no brasil. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Artes Visuais - Escultura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23575-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectPós-Produçãopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectPráticas artísticaspt_BR
dc.subjectArte e religiãopt_BR
dc.subjectAllegorypt_BR
dc.subjectPost-Productiopt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectFaithpt_BR
dc.subjectArtistic practicespt_BR
dc.subjectArt and religionpt_BR
dc.titleReprofanar: uma reimaginação da cultura religiosa no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7529224723309090pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1023529729137258pt_BR
dc.contributor.referee1Gorini, Katia Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394936495071460pt_BR
dc.contributor.referee2Mureb, Gabriela Di Battista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3052050167611544pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende apresentar a experimentação artística elaborada durante o período de graduação sob a lente analítica de um olhar a posteriori, acompanhada de uma produção textual e teórica que antes a mobilizou, e agora pretende expor suas intenções com alguma clareza. Experimentações artísticas vem sendo desenvolvidas através de obras e gestos que, em conjunto, dão início à criação de uma de narrativa ficcional maior, que deve se estender para além deste período de graduação. A possível narrativa ficcional em construção age a partir do ato de alegorizar imagens e textos provenientes de um contexto político-religioso nacional, muito distribuído, e já “tradicional”. Crio para este, não uma alternativa, mas a exposição de seu avesso. Pode-se analisar o conteúdo ou as metodologias utilizadas na realização de cada uma das obras aqui apresentadas a partir do conceito de <Pós-Produção=, de Nicolas Bourriaud (2009), atrelado à compreensão de alegoria proposta por Benjamin Buchloh (1982). Antes da introdução do leitor à prática artística relacionada à produção de imagens e objetos, apresento um preambulo a respeito do contexto ao qual me coloco, vivo e me refiro, o cenário religioso no Brasil, em especial do campo evangélico contemporâneo, que se torna alvo de crítica e, ao mesmo tempo, motriz criativa da prática artística. Atuo e aqui escrevo no intuito de provocar reflexões sobre a forma como a qual a fé é manipulada – tal qual manipulo imagens e textos - para obtenção de poder, no contexto contemporâneo brasileiro, inicialmente, mas que observo estender-se a outros contextos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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