Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23589
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Borges, Sílvia Borges | - |
dc.contributor.author | Gama, Fernanda Carvalho da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T18:25:49Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Fernanda Carvalho da. A construção da identidade nacional no século XIX: estudo de caso na obra de Victor Meirelles. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23589 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Século XIX | pt_BR |
dc.subject | Pintura histórica | pt_BR |
dc.subject | Meireles, Vitor | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.subject | Nineteenth century | pt_BR |
dc.subject | History painting | pt_BR |
dc.title | A construção da identidade nacional no século XIX: estudo de caso na obra de Victor Meirelles | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6052617473767184 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8496969046080812 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcanti, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3589319848375106 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reinaldim, Ivair Junior | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8262670584863922 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende lançar um olhar mais apurado para as obras de temática histórica do artista Victor Meirelles, observando sua relação com a construção da identidade nacional no século XIX. O estudo se inicia com uma análise da formação artística de Meirelles antes de ingressar na Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), no capítulo 1. Em seguida, será examinado o papel central que a AIBA desempenhou no projeto político do Império de construção da nação e seu impacto nas produções artísticas do século XIX. No capítulo 2, serão estudadas as idealizações e representações hegemônicas presentes nas obras de pintura histórica, bem como as relações raciais e sociais que permeiam a sociedade brasileira até os dias atuais. Serão analisadas três obras em particular: Batalha dos Guararapes (1875-1879), Primeira Missa no Brasil (1861) e Juramento da Princesa Isabel (1875-1875) que serão estudadas ao longo do capítulo. Por fim, no capítulo 3, realizo uma reflexão sobre racialidade na identidade nacional a fim de resgatar um protagonismo decolonial capaz de romper com o legado deixado pela produção do século XIX. A metodologia utilizada inclui a análise cuidadosa das obras de Meirelles como fontes primárias, bem como a revisão de documentos históricos que possam ter influenciado a sua criação. Além disso, a pesquisa também envolve a revisão da produção existente sobre a história da arte no Brasil, incluindo textos de historiadores e artistas abordados nas publicações mais recentes do campo da história da arte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FCGama.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.