Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23589
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorges, Sílvia Borges-
dc.contributor.authorGama, Fernanda Carvalho da-
dc.date.accessioned2024-09-02T18:25:49Z-
dc.date.available2024-09-04T03:00:18Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationGAMA, Fernanda Carvalho da. A construção da identidade nacional no século XIX: estudo de caso na obra de Victor Meirelles. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23589-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectPintura históricapt_BR
dc.subjectMeireles, Vitorpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectNineteenth centurypt_BR
dc.subjectHistory paintingpt_BR
dc.titleA construção da identidade nacional no século XIX: estudo de caso na obra de Victor Meirellespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6052617473767184pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8496969046080812pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589319848375106pt_BR
dc.contributor.referee2Reinaldim, Ivair Junior-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262670584863922pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende lançar um olhar mais apurado para as obras de temática histórica do artista Victor Meirelles, observando sua relação com a construção da identidade nacional no século XIX. O estudo se inicia com uma análise da formação artística de Meirelles antes de ingressar na Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), no capítulo 1. Em seguida, será examinado o papel central que a AIBA desempenhou no projeto político do Império de construção da nação e seu impacto nas produções artísticas do século XIX. No capítulo 2, serão estudadas as idealizações e representações hegemônicas presentes nas obras de pintura histórica, bem como as relações raciais e sociais que permeiam a sociedade brasileira até os dias atuais. Serão analisadas três obras em particular: Batalha dos Guararapes (1875-1879), Primeira Missa no Brasil (1861) e Juramento da Princesa Isabel (1875-1875) que serão estudadas ao longo do capítulo. Por fim, no capítulo 3, realizo uma reflexão sobre racialidade na identidade nacional a fim de resgatar um protagonismo decolonial capaz de romper com o legado deixado pela produção do século XIX. A metodologia utilizada inclui a análise cuidadosa das obras de Meirelles como fontes primárias, bem como a revisão de documentos históricos que possam ter influenciado a sua criação. Além disso, a pesquisa também envolve a revisão da produção existente sobre a história da arte no Brasil, incluindo textos de historiadores e artistas abordados nas publicações mais recentes do campo da história da arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FCGama.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.