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http://hdl.handle.net/11422/23596
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Monzani, João Marcelo Amaral Reimão | - |
dc.contributor.author | Zacharias, Bernardo Barcala Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T11:56:18Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05T03:00:18Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23596 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura japonesa | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Estética da recepção | pt_BR |
dc.subject | Literatura proletária | pt_BR |
dc.title | Kanikôsen e estética da recepção: uma análise do efeito estético nas recepção sob as lentes de Jauss | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9696204752919557 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4369646424113858 | pt_BR |
dc.description.resumo | O livro Kanikōsen, de Kobayashi Takiji, publicado em 1929, conta a história de pescadores que sofriam exploração e abusos diários por parte do superintendente Asakawa e se unem para exigir seus direitos. Devido à Lei de Preservação da Paz vigente desde 1925, a obra foi censurada e o autor foi preso duas vezes. No primeiro caso, foi libertado no prazo de duas semanas e no segundo caso foi torturado até à morte. Mais de setenta anos após sua publicação, esta obra ressurgiu no cenário literário japonês em 2008, segundo STRUYK (2008), fenômeno considerado “a febre de Kanikōsen”. O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos estéticos produzidos pela obra nas recepções dos anos de 1929 e 2008, com o auxílio das sete teses postuladas por Hans Robert Jauss, que buscou inaugurar uma metodologia que mostrasse a literatura como um processo dinâmico de interação entre obras literárias e seus leitores ao longo do tempo, libertando-se da prisão temporal do momento em que foi concebida. Para análise, a obra foi dividida em quatro partes: A biografia de Kobayashi Takiji, mostrando sua vida e obra, A história e composição de Kanikōsen, a origem e teses da Estética da Recepção e por fim uma análise sob os postulados de Jauss. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Japonês |
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