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http://hdl.handle.net/11422/23603
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lima, Alvaro Jose Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Lima, Cássia de Mattos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T14:32:57Z | - |
dc.date.available | 2024-09-07T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Cássia de Mattos de. Contribuição da Modelagem Digital e Gamificação para o Ensino de Geometria Plana na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 2024. 68 f. Monografia (Especialização) - Curso de Técnicas de Representação Gráfica, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23603 | - |
dc.description.abstract | This research analyzes the contribution of digital modeling for teaching plane geometry through gamification using a bilingual approach with Brazilian Sign Language / Libras and Brazilian - Portuguese. It investigated how Libras and Flat Geometry are used in electronic games, as well as the existence of hand signals specific to these fields. The theoretical references show philosophical, legal and linguistic relationships with education, games and Brazilian society. The state-of-the-art main themes are shown in an interdisciplinary way, observing educational and entertainment applications available on the Android 10 operating system on the Samsung smartphone Galaxy J6 (SM-J600GT). They influence the exploratory and experimental procedures for a game design project with simple modeling and creation of an embryonic narrative, in addition to dissemination and copyright licensing in Creative Commons. It is observed that the presence of Libras in electronic games is contained within teaching itself and the specific hand signals for Flat Geometry still require adaptations and creation aimed at the graphic arts field. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Modelagem digital | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Geometria plana | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Digital modeling | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Plane geometry | pt_BR |
dc.subject | Brazilian sign language | pt_BR |
dc.subject | Play | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.title | Contribuição da Modelagem Digital e Gamificação para o Ensino de Geometria Plana na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0883301163870314 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4535021794055730 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sobral Filha, Doralice Duque | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8092350430571739 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Senna, Marcelus Gaio Silveira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9360708437523544 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise sobre a contribuição da modelagem digital para o ensino de geometria plana, por meio da gamificação utilizando a Língua Brasileira de Sinais / Libras e o Português, foi averiguado a utilização da Libras em jogos eletrônicos e da existência de sinalário específico para geometria plana. Esta pesquisa mostra relações filosóficas, jurídicas e linguísticas como referenciais teóricos, como também se exibe de maneira interdisciplinar observando o estado da arte dos aplicativos educativos e de entretenimento, com os temas de Libras e Geometria Plana, disponíveis no sistema operacional Android 10 no smartphone Samsung Galaxy J6 (SM-J600GT). A característica exploratória e procedimento experimental se mostram de modo básico para a criação da narrativa embrionária, modelagem simples, divulgação e licenciamento autoral em Creative Commons de um jogo digital seguindo essas temáticas. A presença da Libras nos jogos eletrônicos fica contida na temática do ensino da própria língua, e o sinalário específico geométrico ainda necessita de adaptações e criações direcionados para a parte gráfica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Técnicas de Representação Gráfica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Técnicas de Representação Gráfica |
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